Jucá propõe que bens apreendidos sejam doados aos Conselhos Tutelares



Aguarda emendas até o próximo dia 7 de agosto, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), projeto de lei (PLS 330/09) que permite a doação de bens apreendidos em caráter definitivo por órgãos públicos federais no exercício do poder de polícia, aos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O projeto estabelece que a doação seja feita prioritariamente aos conselhos e lista como órgãos federais apreensores a Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A matéria tramita também na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em decisão terminativa.

De acordo com o projeto, os Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente deverão fixar critérios para utilização dos bens recebidos, com prioridade para as atividades mais diretamente relacionadas às crianças e aos adolescentes.

Em sua justificação, o autor do projeto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), ressalta o papel essencial dos conselhos na proteção dos direitos da infância e da juventude, e as sérias dificuldades que enfrentam em razão da insuficiência de recursos financeiros.

"É imperativo assegurar aos conselhos condições materiais para o desempenho de suas missões institucionais. A possibilidade de repasse de recursos federais para a manutenção desses conselhos é limitada, uma vez que eles abrangem apenas estados e municípios. Isso não nos exime da tarefa de buscar soluções para viabilizar o desempenho de sua missão", argumenta Jucá.



17/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá comemora aprovação de projeto que destina bens apreendidos para conselhos tutelares

Conselhos Tutelares poderão receber bens apreendidos pela União

União deve doar bens apreendidos prioritariamente a Conselhos Tutelares

Conselhos tutelares poderão receber bens apreendidos pela União

Bens apreendidos pela União poderão ser destinados a conselhos tutelares

Conselhos tutelares poderão receber bens apreendidos pela União