JUCÁ QUER EVITAR ASSALTOS EM CRUZAMENTOS



O senador Romero Jucá (PFL-RR) apresentou hoje (dia 2) projeto de lei obrigando que, entre 23h e 6h, os semáforos de cruzamentos sejam programados para exibir exclusivamente a cor amarela intermitente. Pela proposição, isso só não ocorrerá quando houver patrulha policial em serviço no local do cruzamento.

Jucá destacou reportagem publicada hoje (dia 2) no jornal O Dia sobre o aumento de número de assaltos em cruzamentos depois que o novo Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor. "O motorista tem de escolher entre pagar R$ 173 de multa por atravessar o sinal vermelho ou ser assaltado", disse.

Na justificação do projeto, o senador argumenta que muitos já admitiram que respeito condicional à sinalização de trânsito não combina com a insegurança das ruas e avenidas desertas das cidades. "Quando o volume de tráfego nas interseções reduz-se a níveis insignificantes, os semáforos tornam-se tecnicamente desnecessários", argumentou Romero Jucá.

- O novo Código de Trânsito tem sido muito importante para o Brasil, não só pelas mudanças, mas também por causa da conscientização da importância da vida. Mas devemos compatibilizá-lo com a vontade do legislador. Como haverá um aumento significativo das multas, os órgãos de trânsito poderão contratar policiais para proteger os cruzamentos mais perigosos - sustentou.



02/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá quer acordo sobre PEC das MPs para evitar confronto

Romero Jucá quer evitar convocação de Dilma para falar sobre dossiê

Para reduzir assaltos, Gilvam Borges quer bloquear celulares em bancos

Jucá diz que governo não negocia recursos com parlamentares para evitar CPI da Corrupção

Jucá vai reapresentar requerimentos na CI para evitar depoimento de Dilma sobre dossiê

Jucá apresenta relatório e pede mais ações para evitar acidentes de trânsito