Jucá registra avanços na política social do governo



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) registrou o relatório Evolução Recente das Condições e das Políticas Sociais no Brasil, editado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), para demonstrar que houve avanços nas políticas sociais no país desde a implantação do Plano Real. De acordo com o relatório, que abrange o período de 1995 a 2001, a renda domiciliar per capita média subiu 25% neste período, em relação a 1990-1994.

- A conseqüência direta é que a proporção de pobres e indigentes na população brasileira, seja relativa, seja absoluta, caiu de modo consistente desde 1994. Se em 1994 os pobres somavam 44% da população total, em 2000 esse percentual reduziu-se para 32%. Paralelamente, a população de indigentes caiu de 21% para 13% - afirmou.

De acordo com o senador, em 1993 o país investia R$ 99 bilhões em desenvolvimento social. Já para o período de 2000 a 2003, está prevista uma média de cerca de R$ 150 bilhões/ano, comparou.

Outro dado salientado pelo senador foi o de que a Previdência Social assiste hoje cerca de 700 mil idosos carentes, quando há um ano esse número era de apenas 403 mil. Jucá acrescentou ainda que atualmente são amparadas 900 mil pessoas com necessidades especiais e que o número de pessoas que recebem benefícios previdenciários chegou a 19,9 milhões em 2000. Para Romero Jucá, esses números refletem a transparência com que o governo lida com "os difíceis problemas que deve equacionar".

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca avanços do país durante o governo de Fernando Henrique

Jucá diz que Fundef é política de inclusão social bem-sucedida

Jucá registra melhora na avaliação do governo Dilma

Jucá elogia política externa do governo brasileiro

Jucá elogia política de inclusão digital do governo FHC

Jucá registra ações emergenciais do governo para socorrer comunidades indígenas em Roraima