Jucá saúda BID por financiar ligação entre Brasil e Guiana



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) saudou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pela aprovação de financiamento de US$ 900 mil, em favor do governo da Guiana, para conclusão do projeto executivo e de impacto econômico da ligação por terra entre o Porto de Georgetown e o município de Boa Vista, capital de Roraima. Além de propiciar um impulso econômico ao estado, a obra deverá, segundo Jucá, abrir uma saída terrestre para escoamento da produção do Amazonas.

Ainda de acordo com o senador, o governo brasileiro já financiou o asfaltamento da estrada que sai de Boa Vista em direção a esse porto do Caribe, ligação que terá, ao todo, 650 quilômetros. A próxima etapa da obra no lado brasileiro será, conforme acrescentou, a construção de uma ponte sobre o Rio Tacutu, que ligará os dos países e tem previsão de ficar pronta no final do ano.

- Esse é um registro importante para Roraima e a região norte da Amazônia, pois constitui um passo a mais para construir uma saída da parte ocidental do Amazonas para o Caribe - destacou.

Jucá adiantou ainda que o governo brasileiro deverá ajudar financeiramente a Guiana, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a asfaltar essa estrada de ligação e a melhorar a infra-estrutura do Porto de Georgetown.

02/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá credita a FHC ligação de energia elétrica entre Venezuela e Roraima

Capiberibe pede ligação com Guiana Francesa

MOZARILDO ANALISA RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E GUIANA

Mozarildo defende maior integração entre Brasil e Guiana

Jucá saúda entendimento entre lideranças indígenas de Roraima

Exposição sobre café mostra ligação entre Brasil e Itália