Mozarildo defende maior integração entre Brasil e Guiana



Ao registrar a realização - nos dias 20 e 21 de agosto, na cidade de Georgetown, capital da República Cooperativista da Guiana - de um seminário sobre oportunidades de negócios entre o Brasil e aquele país, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) alertou para a necessidade de uma maior integração entre os dois países.

- Este é um mercado ávido de negócios que anseia por alguns passos efetivos do Brasil no sentido do favorecimento de uma integração econômica. Felizmente, as autoridades das áreas de investimento e desenvolvimento do Brasil começam a vislumbrar a possibilidade de consolidação geopolítica de uma integração com a Guiana - afirmou Mozarildo Cavalcanti.

O senador por Roraima disse que algumas iniciativas no sentido da integração já foram tomadas, como a conclusão da pavimentação da BR-174, ligando Manaus (AM) a Boa Vista (RR) e chegando até Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Também foi concluída a pavimentação da BR-401, que liga Boa Vista (RR) à cidade de Bonfim, na fronteira com a Guiana.

A paralisação das obras de duas pontes sobre os Rios Arraias e Tacutu, importantes na ligação rodoviária com a Guiana, foi lamentada por Mozarildo Cavalcanti. Ele explicou que problemas de caráter operacional levaram o impedimento na alocação de recursos orçamentários para a construção da ponte sobre o Rio Arrais. E por estarem as duas pontes no mesmo processo de execução, a ponte sobre o Rio Tacutu também ficou sem poder receber recursos.

- Urge que sejam viabilizadas providências para que se cumpram de imediato as exigências da execução orçamentária ou que se separem os dois empreendimentos para que não permaneça turva a imagem de cumprimento, por parte do Brasil, de compromissos assumidos com o vizinho guianense - propôs o senador.



04/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo defende maior integração com a Guiana Francesa

MOZARILDO ANALISA RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E GUIANA

PIVA DEFENDE MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE O SENADO E O CADE

Ana Amélia faz balanço do mandato e defende maior integração entre Mercosul e Parlasul

Ministros discutem maior integração entre Brasil e Paraguai

Emilia pede maior integração entre Brasil e Coréia do Norte