JUCÁ: TRIBUNAL DE CONTAS DE RORAIMA SOFRE AMEAÇA



O senador Romero Jucá (PFL-RR) informou hoje (dia 8), em plenário, que o Tribunal de Contas de Roraima (TCE) está sofrendouma série de ameaças por ter rejeitado as contas do governador do estadorelativas a 1996. Ele disse que, entre as irregularidades constatadas, o tribunal apurou que ao longo do ano passado o governador consumiu mais de cinco arrobas de carne, por dia, em sua residência oficial.

- Além de falhas na aplicação das verbas públicas, o governador pagou mais de uma dezena de obras não concluídas e serviços que não foram executados. Para coroar o desperdício e o absurdo, o tribunal concluiu, mediante simples continha de matemática, que a residência oficial consome nada menos do que 79 quilos de filé por dia - disse o senador.

Romero Jucá explicou que as contas do governo estadual foram rejeitadas por 2 a 1, e que três membros do tribunal estão sendo atacados também pela Assembléia Legislativa de Roraima, que ameaça destituí-los. "Isso é inadmissível", disse.

O senador assinalou que, em outros estados, "os Tribunais de Contas também têm sido vítimas, às vezes, da imprensa, e até na Câmara dos Deputados há projeto no sentido de acabar com esses tribunais".

- Quero reafirmar que é inadmissível qualquer tipo de ameaça contra o Tribunal de Contas, e que eu e os partidos de oposição iremos lutar até o fim em defesa da liberdade, dos princípios institucionais e sobretudo pela moralidade do serviço público - concluiu Jucá.



08/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá comemora 15 anos do Tribunal de Justiça de Roraima

Jucá elogia atuação do Tribunal de Contas da União

Jucá destaca atividades do Tribunal de Contas da União

Jucá destaca relatório de ministro do Tribunal de Contas da União

ROBERTO SATURNINO DIZ QUE A SOBERANIA DO PAÍS SOFRE AMEAÇA

Antonio Carlos Júnior diz que contas de Jaques Wagner foram rejeitadas pelo relator no Tribunal de Contas do Estado