JÚLIO CAMPOS DIZ QUE VACINAÇÃO É PRIORIDADE NO COMBATE À DOENÇAS
O senador Júlio Campos (PFL-MT) defendeu a vacinação como prioridade nas iniciativas da Saúde no país. A seu ver, esta seria a única forma de combate efetivo a doenças como o sarampo e o tétano, entre outras que atingem milhares de crianças no país. Ele disse que "os homens públicos devem denunciar no Congresso, tudo o que prejudicar o alcance desse objetivo".
Segundo o senador, "não é mais admissível, às vésperas do novo milênio,quemilhares de famílias brasileiras suportem desnutrição, doenças evitáveis, e que crianças estejam expostas a doenças freqüentes, crescimento deficiente e morte prematura". Para ele, a vacinação é a maneira mais segura de garantir uma vida saudável para as 18 milhões de crianças brasileiras menores de cinco anos.
De acordo com Campos, a situação poderia ser ainda mais grave se providências não tivessem sido tomadas nos últimos quinze anos. "Desde a década de 80, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vem liderando uma campanha mundial para alcançar a meta de 80% de imunização, com resultados que possibilitaram não só a preservação da vida de milhões de crianças, mas também a proteção contra a desnutrição e as doenças". Além disso, no mesmo período, conforme disse, o Brasil vem conseguindo importar ou fabricar vacinas suficientes para imunizar, contra as principais doenças, as crianças com até cinco anos.
Júlio Campos afirmou que as administrações públicas estão cada vez mais conscientes de que devem priorizar a melhoria dos serviços de saúde, empenhando-se em garantir aos cidadãos a oportunidade de sobreviver, desenvolver-se e ter uma vida saudável. A seu ver, para o Brasil alcançar o desenvolvimento econômico e social que almeja, é necessário erradicar, não apenas os sintomas, mas também as causas da pobreza e do subdesenvolvimento.
16/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚLIO CAMPOS QUER AGRICULTURA COMO PRIORIDADE NACIONAL
JÚLIO CAMPOS DIZ QUE REDUÇÃO DOS JUROS EXIGE COMBATE AO DÉFICIT PÚBLICO
JÚLIO CAMPOS PEDE ESFORÇO DO GOVERNO NO COMBATE A ACIDENTES DE TRABALHO
CCJ aprova prioridade a portadores de doenças graves em processos judiciais
JÚLIO CAMPOS EXALTA NIEMEYER
CCJ aprova prioridade para portadores de doenças graves em processos judiciais