JÚLIO EDUARDO APRESENTA PEC PARA CONTROLAR USO DA ÁGUA



O senador Júlio Eduardo (PV-AC) anunciou nesta terça-feira (dia 14) em plenário que apresentou proposta de emenda constitucional (PEC) transferindo à União os mananciais de água subterrâneos que extravasem o território dos estados. Segundo o senador, a Constituição, no artigo 20, inclui entre os bens da União os cursos d"água que banhem mais de um estado, sirvam de limites com outros países ou cruzem as fronteiras do Brasil, mas não deixa claro o critério a ser adotado em relação às reservas subterrâneas.

- Ao definir, sem deixar margem de dúvida, a titularidade das águas subterrâneas, a alteração proposta levará segurança jurídica e imporá responsabilidade administrativa adequada ao gerenciamento dos recursos hídricos e à outorga de direitos - disse Júlio Eduardo. Ele observou que a Constituição , no artigo 26, relaciona, entre os bens dos estados, "as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes ou em depósito".

Alguns intérpretes do texto constitucional tendem a considerar que essa titularidade é limitada apenas às águas de qualquer natureza circunscritas ao território de cada um dos entes da federação. Ocorre que há divergências em relação a esse entendimento, o que levou área técnica do Ministério Público Federal a sugerir a apresentação da PEC pelo senador. A mudança foi apoiada por uma "rede de colaboradores" de Júlio Eduardo.

Conforme o senador, os últimos anos confirmam a tendência antecipada por muitos estudiosos e ambientalistas quanto ao risco de escassez de água para o consumo e a poluição que recebem os cursos d"água. Dados da Organização das Nações Unidos (ONU) mostram que apenas 2,8% das águas do planeta são do tipo doce, sendo que somente 0,6% correm em leitos superficiais e subterrâneos. Na opinião do senador, esse quadro é preocupante e indica a necessidade de instrumentos legais eficazes destinados a bem utilizar os mananciais disponíveis e recuperar aqueles que foram degradados.

14/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO EDUARDO: ESCASSEZ DE ÁGUA IMPÕE NOVO PACTO HÍDRICO

JÚLIO EDUARDO APRESENTA PROGRAMA DO PV

Aelton apresenta projeto para controlar fabricação e utilização da cal

JÚLIO EDUARDO COBRA VERBAS PARA O EXTRATIVISMO

Júlio Eduardo faz balanço de sua atuação no Senado

Júlio Eduardo faz balanço de sua atuação no senado