Júlio Eduardo faz discurso de despedida e aborda questões ambientais
Júlio Eduardo lembrou que o tema tem sido objeto de intensas negociações, principalmente na última década, resultando na Lei de Política Nacional de Recursos Hídricos e na criação da Agência Nacional de Águas. Restam porém, de acordo com o senador, alguns pontos a serem regulamentados, como é o caso das reservas que ultrapassam os territórios dos estados e envolvem águas subterrâneas.
Isto o motivou a propor uma emenda constitucional para defini-las como de domínio da União. - A mudança trará maior segurança jurídica e responsabilidade administrativa ao gerenciamento de recursos hídricos e à outorga de direitos sobre águas subterrâneas -, afirmou, em defesa da iniciativa.
O segundo tema é a Amazônia, especialmente o estado do Acre. Ele salientou que, em sua atuação parlamentar, procurou evidenciar problemas e buscar soluções para aquela região, possibilitando o fomento de uma economia sustentável e inteligente, com um desenvolvimento social e ambientalmente justo.
Júlio Eduardo destacou a importância das entidades da sociedade civil e de todos os níveis da administração pública, em implementar um esforço conjunto para propor alternativas "realmente amazônicas". Outro motivo de preocupação de Júlio Eduardo foram as mudanças climáticas globais. "Importa atentar para a necessária proteção da biodiversidade e da própria integridade do planeta, ameaçada por descontroles climáticos artificialmente produzidos pelo excesso de poluição", disse
Sucessão
O senador referiu-se ainda a artigo do jornalista Elio Gaspari, publicado neste domingo no jornal "O Globo", em defesa da candidatura do senador Jefferson Peres (PDT-AM) à presidência do Senado. Júlio Eduardo agradeceu aos colegas a acolhida carinhosa que recebeu, em especial dos senadores Tião Viana (PT-AC) e Heloísa Helena (PT-AL), elogiando ainda a competência dos assessores do gabinete da senadora Marina Silva.
Em apartes, os senadores Paulo Hartung (PPS-ES), Tião Viana, Roberto Saturnino (PSB-RJ), Eduardo Suplicy (PT-SP), Ramez Tebet (PMDB-MS) e Carlos Patrocínio (PFL-TO) elogiaram a competência de Júlio Eduardo e o parabenizaram pelo trabalho desenvolvido durante seu curto período de atuação parlamentar.
05/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Unesp: Simpósio aborda questões ambientais
Júlio Eduardo denuncia crimes ambientais
LOYOLA FAZ DISCURSO DE DESPEDIDA DO SENADO
Jucá faz discurso de despedida da liderança do Governo
Discurso de despedida da Presidência do Senado (2ª parte)
Discurso de despedida da Presidência do Senado (1ª parte)