Serys pede providências em relação ao desmatamento na Amazônia



Ao comunicar em Plenário a abertura, na manhã desta segunda-feira (29), do 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez um apelo ao governo para que tome providências quanto à destruição da Floresta Amazônica. A senadora disse, citando especialistas, que os repetidos ciclos de seca que acontecem nos últimos anos no país devem-se ao crescente desmatamento na Amazônia.

A senadora observou que, apesar de a comunidade científica tornar público o problema do aquecimento global e apontar a ação humana como a sua causa, pouco tem sido feito para conscientizar e alterar o comportamento das pessoas que desmatam as florestas brasileiras. Ela citou notícias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, nos dias 16 e 21 deste mês, com dados do próprio governo federal, informando que o desmatamento no Mato Grosso cresceu 107% entre julho e setembro deste ano.

Mesmo estados brasileiros mais afastados da Amazônia, informou a senadora, sofrem reflexos dos problemas ambientais que lá acontecem, como a prolongada estiagem que o Rio Grande do Sul enfrentou em 2004 e 2005. Serys acrescentou que, segundo especialistas, o maior período de seca que atingiu Brasília deveu-se à seca ocorrida na Amazônia há dois anos.

- Os problemas da Amazônia não são apenas da Amazônia, mas de todos os brasileiros. É emergencial a tomada de medidas que revertam de maneira drástica o desmatamento da Floresta Amazônica - enfatizou.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), em aparte, afirmou que defender o meio ambiente não é uma questão de romantismo, frisando que a proteção ambiental está ligada à proteção à vida de milhões de pessoas na Amazônia.

Cidades

Serys, em seu pronunciamento, também destacou o esforço e a organização das lideranças comunitárias de Mato Grosso que devem participar da 3ª Conferência das Cidades, no final de novembro, em Brasília. Ela informou que no último fim de semana (dias 27 e 28) a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairro (Femab) promoveu, em Cuiabá, a Oficina Estadual de Qualificação de Lideranças Comunitárias em Política Urbana e Sensibilização no Processo da 3ª Conferência das Cidades. O evento, realizado em parceria com o Ministério das Cidades e a Secretaria de Planejamento de Mato Grosso, teve a finalidade de preparar as entidades para a 3ª Conferência das Cidades, bem como para uma intervenção mais eficiente em suas comunidades.



29/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys pede providências em relação ao desmatamento na Amazônia

Desmatamento na Amazônia cai 50% em relação a 2009

Desmatamento na Amazônia Legal em agosto cai em relação a julho, segundo Inpe

SATURNINO PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO À CVM

Serys pede providências para estradas

Ana Amélia pede providências do Senado em relação a Demóstenes Torres