JÚNIA MARISE PEDE AO PRESIDENTE QUE REFLITA SOBRE OS PROFESSORES



"Que o professor Fernando Henrique Cardoso possa fazer uma reflexão e dar aos professores a dignidade que eles desejam", disse hoje (28) a senadora Júnia Marise (PDT-MG), ao sustentar que a crise da universidade brasileira é mais ampla e profunda que a simples reivindicação de aumento salarial, como acha o governo.

Ela afirmou que o "economicismo" dos argumentos governamentais em relação às universidades públicas revela uma posição inflexível e burocrática, relacionada com o círculo internacional das agências formuladoras de políticas públicas para os países em desenvolvimento. E sustentou que uma economia moderna depende de idéias e gente capaz de transformá-las em riqueza, o que em sua visão não ocorre com o Brasil.

- É improvável que o Brasil venha a ter condições de competitividade no que toca ao conhecimento, a depender dos esforços atuais. Em 1995, segundo a Unesco, menos de 12% da população brasileira em idade universitária estava freqüentando o terceiro grau, argumentou a senadora.

Na opinião de Júnia Marise, o conhecimento que o MEC tem da crise universitária não corresponde a ações para modificá-la. Ela informou que a situação salarial dos professores nunca esteve tão ruim e que a tabela salarial é a mesma desde janeiro de 1995. Disse também que, enquanto alega não ter como atender à reivindicação de 48,65% de aumento feita pelos professores, o governo encontrou maneira de conceder melhorias salariais para carreiras consideradas típicas de Estado.

"Por que o magistério não é também uma carreira típica de Estado?", indagou a senadora, questionando as perspectivas existentes para os jovens que hoje pensam em ingressar no magistério superior. Ela pediu que o governo abandone a "postura autoritária" adotada até agora e estabeleça um efetivo diálogo com as universidades, a bem do interesse público e do futuro da nação.



28/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚNIA MARISE PEDE MAIS DIÁLOGO DO GOVERNO COM PROFESSORES EM GREVE

JUNIA MARISE PEDE QUE PRESIDENTE FAÇA PACTO COM A SOCIEDADE

JÚNIA MARISE DEFENDE REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES

JÚNIA MARISE PEDE DUPLICAÇÃO DE RODOVIA AO MINISTRO DOS TRANSPORTES

JÚNIA MARISE PEDE REVISÃO NA POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO

JÚNIA MARISE QUER REFERENDO SOBRE QUEBRA DO MONOPÓLIO DO PETRÓLEO