Juristas debatem novo Código de Processo Civil em Santa Catarina



Matéria atualizada às 14:56

A quarta audiência pública externa da Comissão Especial que analisa o novo Código de Processo Civil (CPC) ocorreu na manhã desta sexta-feira no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O debate foi acompanhado por representantes de segmentos do Poder Judiciário, advogados e estudantes de Direito.

Estiveram presentes os senadores Valter Pereira (PMDB-MS), relator da comissão, e Acir Gurgacz (PDT-RO), além das senadoras Selma Elias (PMDB) e Níura Demarchi (PSDB), as duas representantes de Santa Catarina. Também participaram do encontro o presidente do TJ-SC, José Trindade dos Santos, e o representante da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Paulo Henrique Martins.

Nas últimas semanas, o senador Valter Pereira visitou autoridades federais - como os presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Federal da OAB e o Ministro da Justiça - para ampliar as discussões sobre o novo CPC. Nessas ocasiões ouviu que a proposta do Senado é adequada ao atacar, por meio de novos instrumentos processuais, a morosidade e os elementos que podem trazer a insegurança jurídica. Contudo, foram pedidos ajustes pontuais que ainda precisam ser feitos no sentido de construir um consenso que garanta a rápida aprovação da matéria no Legislativo.

Na opinião de Valter Pereira, o Código de Processo Civil envelheceu e não é mais capaz de garantir crescentes demandas da sociedade e o Senado Federal acertou ao enfrentar o desafio de modernizar essa lei. "É imprescindível que se garanta a duração razoável dos processos, pois Justiça tardia é injustiça", afirmou o senador.

Mudanças

As principais modificações sugeridas pelo projeto tentam diminuir formalidades e recursos judiciais e fortalecer a jurisprudência e a segurança jurídica. Instrumentos como o incidente de resolução de demandas repetitivas, por exemplo, possibilitará que a mesma decisão seja aplicável a casos de massa, o que permitirá a resolução de milhares de questões judiciais a partir de uma única sentença.

Para o senador Valter Pereira, isso é fundamental para desobstruir as diversas instâncias e permitir, ao mesmo tempo, mais rapidez e qualidade nas decisões judiciais.

A comissão de senadores está percorrendo capitais das cinco regiões do País para colher sugestões que possam aperfeiçoar a proposta (anteprojeto) preparada por uma comissão de juristas designada pelo Senado. A previsão é de que, até o fim do ano, o relatório final seja aprovado.

Já foram realizadas audiências em Recife, Belo Horizonte e São Paulo. Depois de Florianópolis será a vez de Salvador e Rio de Janeiro.

Mais informações a seguir



10/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas discute novo Código de Processo Civil

Comissão de Juristas está na reta final do novo Código de Processo Civil

Valter Pereira conversa com juristas e ministros sobre o novo Código de Processo Civil

Comissão de juristas retoma os trabalhos em busca de um novo Código de Processo Civil mais ágil

Comissão de Juristas terá 180 dias para apresentar anteprojeto do novo Código de Processo Civil

Comissão de Juristas começa nesta segunda-feira trabalhos de elaboração do novo Código de Processo Civil