Juristas encarregados de propor reformas no Código Penal se reúnem
Reformar uma lei promulgada há mais de 70 anos: esta é a tarefa que o Senado se propõe, com a ajuda de juristas convocados para estudar e apresentar propostas de mudanças. A lei em questão é o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940), que trata das punições aplicadas aos condenados por crimes diversos. Os juristas encarregados da tarefa estão reunidos neste momento.
A realização da reforma foi sugerida pelo senador Pedro Taques (PDT-MT). O grupo de especialistas foi escolhido pelo presidente do Senado, José Sarney, e será presidido pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A comissão de juristas foi instalada no dia 18 de outubro. Na ocasião, Sarney falou de alguns pontos que deverão ser debatidos.
- Seria desejável eliminar as leis especiais sempre que possível. Outro grande desafio é a construção de um novo modelo de penas. O atual peca pela extrema fragmentação e pela desproporcionalidade das condenações penais. Um modelo de sanção penal bem definido e ajustado é o primeiro parâmetro de orientação do cidadão - disse.
04/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de juristas vai propor reforma do Código de Processo Penal
Juristas deverão propor atualização da Lei de Execução Penal em 60 dias
Comissão de reforma do Código Penal debate Lei de Execução Penal com juristas
ACM RECEBE JURISTAS ENCARREGADOS DE REVER LEI DE SEGURANÇA NACIONAL
Juristas propõem ao Senado 'aposentadoria' do Código Penal
Juristas voltam a debater anteprojeto de Código Penal