Juvêncio da Fonseca defende uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas



O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) fez um apelo para que o Congresso modifique o atual projeto de Lei de Biossegurança, de forma a permitir a utilização das células-tronco embrionárias em pesquisas científicas que possam salvar vítimas de doenças degenerativas como Mal de Alzheimer, atrofias musculares e doença de Parkinson.

Para ele, essa permissão deveria se limitar às células-tronco embrionárias que estão congeladas nas clínicas de fertilização e são excedentes das necessidades das famílias que usaram esses métodos para gerar crianças.

- Trata-se de um lixo biológico que não pode ser descartado, mas também não pode ser usado em pesquisas científicas, por exigências da legislação em vigor no Brasil - observou.

Juvêncio leu uma carta da mãe de duas crianças, com cinco e três anos, que sofrem de atrofia muscular espinhal, com graves restrições de locomoção e condenadas à morte na adolescência. Segundo ele, com a utilização de células tronco embrionárias, essas crianças poderiam ser curadas.

O senador por Mato Grosso do Sul enfatizou seu respeito às questões filosófica e teológica sobre o momento em que começa a vida: se por ocasião da fecundação ou da implantação do óvulo no útero da mulher. Ele observou, no entanto, que o Dispositivo Intra-Uterino (Diu), cujo uso é permitido no país, também descarta óvulos fecundados de 4 ou 5 dias.

- Não sou médico, mas sou humano e posso entender o apelo dessa mãe, mero exemplo de tantas vidas que podem ser salvas com a utilização desses embriões congelados nas clínicas, que não podem ser usados para gerar novos seres humanos, mas tem o potencial de salvar muitas vidas - argumentou.

Ao concluir seu pronunciamento, Juvêncio disse que o Congresso tem obrigação de legislar com rapidez, atento às necessidades dessas pessoas que hoje são mortas-vivas e podem ser recuperadas. Em aparte, o senador Osmar Dias (PDT-PR) aplaudiu Juvêncio da Fonseca pela coragem em abordar, com clareza, um tema tão polêmico.



03/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias

Augusto Botelho defende pesquisas com células-tronco embrionárias

Valadares defende pesquisa com células-tronco embrionárias

Butantan cria banco de células-tronco embrionárias

Cientistas de São Paulo inovam em pesquisas com células-tronco

Rádio Senado discute pesquisas com células-tronco