Juvêncio defende aprovação de texto de Osmar Dias
Juvêncio ressaltou que os senadores e os diversos segmentos da sociedade interessados têm agora a grande chance de participar da discussão, que requer a reunião de opiniões diversas para que se elabobore uma lei definitiva sobre organismos geneticamente modificados. Ele acrescentou que o uso de transgênicos para a agricultura é uma realidade que o Brasil não pode ignorar.
- A partir da liberação dos transgênicos, o país poderá otimizar sua participação no mercado internacional de grãos, uma vez que tem nessa atividade hoje seu maior peso na balança comercial -disse.
O mesmo projeto trata da utilização de células-tronco de embriões humanos para fins terapêuticos. O senador disse informou que o substitutivo de Osmar Dias traz modificações importantes para a regulamentação da utilização de embriões humanos, como a obrigatoriedade de que embriões guardados para fertilização in vitro não aproveitados sejam destinados ao tratamento terapêutico.
- Esse material acaba indo para o lixo - ponderou o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), favorável à modificação da proposta original, que não previa essa alternativa.
Juvêncio da Fonseca ressaltou ainda que a proposição de Osmar Dias, que preside a CE, abre prazo de 15 dias para o Executivo contestar a lei aprovada pelo Senado, por meio da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio). Até a aprovação da lei em definitivo, o senador defende o esclarecimento de todas as etapas de sua discussão.
- Não queremos que a população continue perplexa, sem entender do que se trata, - finalizou
09/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias defende aprovação de projeto que favorece cooperativismo
Osmar Dias defende aprovação da reforma política ainda neste primeiro semestre
PEC das MPs: relatório de Osmar Dias mudará texto da Câmara
Juvêncio defende a aprovação urgente da Lei de Biossegurança
Osmar Dias quer aprovação rápida do Fundeb
Lúcia Vânia pede aprovação de PEC de Osmar Dias