Kátia Abreu atribui a "lobby de Daniel Dantas" as acusações contra ela e diz que vai processar lobistas e União
A senadora licenciada Kátia Abreu (DEM-TO) concedeu, há pouco, entrevista coletiva à imprensa no Senado Federal, condenando a divulgação, no jornal Folha de S. Paulo, de conversa telefônica de lobistas do banqueiro Daniel Dantas que aventa a possibilidade de Kátia ter recebido dinheiro da empresa OAS para aprovar emenda à Medida Provisória (MP) 412/07, que trata dos portos.
A emenda, apresentada por Kátia Abreu, que foi relatora da MP, acabou sendo retiradapelos senadores, mediante acordo, na votação da matéria em maio deste ano. De acordo com as gravações reproduzidas pela Folha, a emenda favoreceria o empresário Eike Batista e outros interessados na lei sobre a utilização dos portos.
A emenda que não foi a votação, conforme enfatizou Kátia Abreu na entrevista, contraria o cartel dos portos "comandado por Daniel Dantas", que perderia uma fatia do faturamento com a movimentação de contêineres no Porto de Santos, onde concentra suas operações.
Em resposta às acusações, a senadora entrou com uma ação de Interpelação Judicial Criminal junto ao Supremo Tribunal Federal contra os lobistas que travaram a conversa telefônica acusando-a de receber R$ 2 milhões da OAS. Ela quer saber qual a fonte dessa informação e que seja confirmado por eles que a pessoa citada no telefone é realmente a senadora.
A senadora licenciada entrou também com uma ação indenizatória por danos morais contra a União, entendendo que a Polícia Federal vazou indevidamente informações sobre documento sigiloso "que atenta contra minha honra pessoal".
Finalizando, Kátia Abreu também isentou o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) de qualquer participação nas conversas sobre a alteração na lei dos portos.
Mais informações a seguir
17/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu anuncia processos contra lobistas e União por inclusão de seu nome na Operação Satiagraha
Marco Antônio Costa: Cunhado de Daniel Dantas negou que Kátia Abreu tenha recebido dinheiro para defender interesses de empreiteira
Daniel Dantas, Verônica Dantas e Gustavo Marin devem depor na CCJ
Demóstenes cobra do Senado a busca da verdade sobre denúncias de corrupção contra Daniel Dantas
Kátia Abreu parabeniza novo presidente da União dos Legislativos Estaduais
Kátia Abreu comenta denúncia da 'Veja' contra o MST