Relatório de Kátia Abreu para o Estatuto do Produtor Rural pode ser votado nesta terça



Em reunião na próxima terça-feira (18), às 9h30, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) deverá examinar, em caráter terminativo, o substitutivo ao projeto de lei que institui o Estatuto do Produtor Rural (PLS 325/06), do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

No último dia 4, o projeto foi retirado da pauta da comissão a pedido da relatora da proposta e autora do substitutivo, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que não pôde comparecer a reunião. Na ocasião, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) também manifestou preocupação com as mudanças feitas no projeto original, mostrando interesse em aprofundar a discussão da matéria.

O texto muda os critérios que definem a produtividade rural, que deixaria de ser vinculada ao faturamento (receita) e não mais ao tamanho da propriedade. Isso teria efeitos, por exemplo, nas políticas públicas de crédito e financiamento rural e nos parâmetros para reforma agrária. Os índices de produtividade também não considerariam apenas a tecnologia empregada na lavoura, mas também a renda do produtor, "que não pode ser vítima de desapropriação pelo fato de não ter podido vender o seu produto para um mercado recessivo", argumenta Kátia Abreu no relatório do projeto.

O substitutivo estipula ainda, conforme estabelece a Constituição, que nenhum tipo de lei pode ter efeito retroativo, em particular a legislação ambiental que, com a utilização de atos administrativos do Executivo, "tem exorbitado nessa esfera", avalia Kátia Abreu. A senadora entende que um produtor rural não pode ser responsabilizado por um desmatamento feito no passado, de acordo com a legislação então vigente.

"Se a retroatividade das leis for aceita, teremos a instalação do arbítrio e a anulação do próprio Estado de Direito", afirma a autora do substitutivo.

Seguro-desemprego

Na mesma reunião, a CRA também deverá analisar o projeto de lei que dispõe sobre a concessão de seguro-desemprego, durante o período de eventuais calamidades naturais, ao trabalhador rural que exerça sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar (PLS 577/07). De autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o projeto conta com o parecer favorável do relator da proposta, senador Gerson Camata (PMDB-ES). A matéria será analisada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).



14/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu defende aprofundamento da discussão sobre Estatuto do Produtor Rural

Kátia Abreu insere alteração de índices de produtividade em substitutivo ao Estatuto do Produtor Rural

Kátia Abreu enaltece relatores por reconhecerem importância do produtor rural no Código Florestal

Estatuto do Produtor Rural será votado na próxima semana

Suplicy deverá alterar relatório do Estatuto do Produtor Rural

Estatuto do Produtor Rural será debatido na terça-feira