Kátia Abreu defende equilíbrio entre preservação ambiental e produção de alimentos
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) afirmou que os produtores rurais se recusam a discutir a questão ambiental desatrelada da questão relativa à produção de alimentos. Falando ao Plenário, nesta terça-feira (30), ela explicou que esses dois setores têm que caminhar juntos. Segundo disse, a preservação ambiental é necessária, mas é preciso que o país possa garantir a produção de alimentos para a população.
Kátia Abreu classificou como desmatamento a ação daqueles que "arrancam a cobertura original e largam aquelas terras ao vento", observando que não foi isso que os agricultores brasileiros fizeram.
- Substituímos a cobertura original por empregos, por exportação, por PIB [Produto Interno Bruto - disse a senadora.
A senadora afirmou que a agricultura é, hoje, o único setor da economia brasileira que mantém a balança comercial superavitária. Segundo disse, é graças ao agronegócio que o Brasil está exportando mais produtos agrícolas do que o que compra de outros países.
Kátia Abreu ressaltou que a questão ambiental é uma preocupação mundial, que envolve a todos. Ela destacou que sua importância não está apenas no que se relaciona à manutenção da vida hoje, mas, principalmente, na sua preservação para as gerações futuras.
- O que nós agricultores do Brasil queremos é que esse assunto não seja tratado como uma religião, como um dogma - explicou a senadora. - O meio ambiente é um tema da maior importância para o Brasil, não pode ser tratado como um monopólio de apenas meia dúzia de pessoas.
A senadora Kátia Abreu afirmou que essas pessoas não querem compreender que o Brasil hoje está, praticamente, dividido ao meio, com 53% de cobertura original e 47% destinados à produção de alimentos, dirigidos às cidades. Segundo disse, os produtores agrícolas estão empenhados em manter essa situação, defendendo o desmatamento zero.
- Não vamos mais desmatar, não precisamos mais desmatar - disse a senadora. - O que temos hoje, aplicando tecnologia, é suficiente para aumentar a produção de comida. Queremos, sim, metade do Brasil com a cobertura original, mas queremos manter a outra metade em produção de alimentos.
Kátia Abreu defendeu mudanças no Código Ambiental que facilitem a produção de alimentos. Ela afirmou que isso não significa incentivo ao desmatamento. A senadora disse que a proposta dos produtores agrícolas contempla o desmatamento zero, bem como, a recomposição e regularização das áreas de produção.
- Vamos recompor as matas ciliares e trazer os serviços ambientais para compensar aqueles produtores que querem preservar o meio ambiente - disse Kátia Abreu.
30/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos defende equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento
Kátia Abreu: "Não somos ameaça à produção de alimentos"
Kátia Abreu defende reforma tributária com distribuição equilibrada de recursos entre os entes federados
Kátia Abreu propõe que outros países criem áreas de preservação permanente
Kátia Abreu quer limitar publicidade de alimentos nocivos à saúde das crianças
Kátia Abreu diz que legislação ambiental tem condenado pequenos agricultores à ilegalidade