Kátia Abreu reage a declarações de ministros sobre produtores rurais



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) manifestou, em plenário, nesta quinta-feira (3), veemente indignação contra o que considerou referências ofensivas feitas por ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à classe de produtores rurais brasileira. Ela criticou especialmente o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, por dizer que sem o Programa Bolsa Família os trabalhadores rurais brasileiros estariam à mercê do trabalho escravo no campo.

Kátia Abreu acusou ainda o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, de demonstrarem preconceito ao tacharem os produtores rurais de "vigaristas" e "escravocratas", respectivamente.

- Se eles não têm compaixão, se eles não têm admiração, se eles não têm reconhecimento, não tem importância. Mas nós significamos um terço do Produto Interno Bruto, um terço do emprego, um terço das exportações e um terço da economia deste país. Em um ano, três ministros de Estado nos tachando de vigaristas, senhores feudais e escravocratas? Não é mais possível permitir que isso aconteça - protestou.

Referindo-se a vários programas implementados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em benefício de trabalhadores rurais, Kátia Abreu convidou o ministro Patrus Ananias para realizar uma vista à sede da CNA a fim de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela entidade da qual é a atual presidente.

Em apartes, os senadores Magno Malta (PR-ES), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Flávio Arns (PSDB-PR), Mão Santa (PSC-PI) e Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiaram o pronunciamento de Katia Abreu.



03/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu diz que produtores rurais não defendem desmatamento

Kátia Abreu: 'Produtores rurais precisam de paz para trabalhar'

Kátia Abreu protesta contra insegurança jurídica dos produtores rurais

Kátia Abreu, com apoio do Plenário, rebate com veemência Carlos Minc, que chamou produtores rurais de "vigaristas"

Suplicy lê carta da governadora do Pará rebatendo declarações da senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu apresenta pesquisa da CNA e diz que o Incra está criando 'favelas rurais'