Kits de fortalecimento de Defesa Civil são entregues em Alagoas



Os municípios alagoanos de Branquinha, Murici e União dos Palmares receberam kits de fortalecimento de defesa civil na sexta-feira (19). O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o governador de Alagoas, Teotonio Vilela, entregaram em Maceió, a primeira remessa dos kits. A medida busca fortalecer as defesas civis municipais com estrutura necessária para operar no País.

Cada kit enviado pela Defesa Civil Nacional contém uma viatura, que auxiliará no trabalho dos núcleos municipais, e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS. À exceção dos veículos, os demais equipamentos serão enviados pelos Correios. Os equipamentos auxiliarão no trabalho de monitoramento dos locais mais vulneráveis em períodos de chuva. Haverá, ainda, a doação de carros e materiais para outras regiões do País.  

Durante a cerimônia, Humberto Viana reforçou o empenho do governo federal em fortalecer as Defesas Civis municipais no intuito de preservar a vida da população em áreas de risco. "A gente precisa reconhecer os municípios que têm a preocupação com a sua população. Esperamos que o kit possa ajudar um pouco mais a prevenir danos e chegar à meta zero de óbitos", reiterou.  

De acordo com o secretário, a proposta inicial era contemplar 106 municípios brasileiros, mas, devido à importância dos equipamentos, a presidenta Dilma Rousseff autorizou que mais 700 cidades sejam beneficiadas. "A primeira ideia foi estabelecer que os principais municípios com recorrência de desastres e com um número de óbitos altos fossem os primeiros a receber os kits. Ao todo, era um número de 100 municípios. A presidenta autorizou fazer mais setecentos municípios, portanto, o estado de Alagoas pode se preparar para contemplar outros municípios, que porventura estejam precisando", completou.