Lando afirma que apresentará relatório dentro do prazo
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO), garantiu que apresentará o relatório das investigações da comissão antes de 22 de dezembro, prazo final dos trabalhos da comissão. Lando reuniu-se nesta terça-feira (31) com o presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), com a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), e com o senador Sibá Machado (PT-AC) para avaliar o andamento dos trabalhos da CPI após as eleições.
Lando ressaltou que a CPI deve propor sugestões para evitar a utilização indevida dos recursos de emendas parlamentares ao Orçamento da União e para criar instrumentos que assegurem a chegada desses recursos a seu destino.
Na opinião do relator, as investigações sobre a chamada máfia das ambulâncias - esquema de compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento - já estão bem adiantadas na Polícia Federal e na Justiça Federal. Para Lando, a CPI deve apurar o resultado dessas investigações e focar suas atividades no fato determinado que gerou a instalação da comissão, evitando influências partidárias.
- O compromisso da CPI é com a verdade, não com os partidos políticos. Nada vai impedir que se conclua a tarefa, trabalhando em cima dos fatos que têm o contorno de vantagens auferidas a partir das emendas na área da Saúde - disse Lando.
O relator defende também a investigação de fatos correlatos ao objetivo principal da CPI, como o episódio da tentativa de compra de dossiê contra candidatos do PSDB. Em relação aos depoimentos da tarde desta terça-feira, Lando disse não acreditar que os depoentes declarem algo além do que já falaram na Polícia Federal. A comissão reúne-se para ouvir os depoimentos do empresário Valdebran Padilha e do advogado Gedimar Passos, acusados de tentar comprar o dossiê. Também deverá ser ouvido Jorge Lorenzetti, ex-analista de mídia e risco da campanha para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
31/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAVALHEIRO DIZ QUE BANCO CENTRAL INFORMOU DENTRO DO PRAZO AO MP
ARACELY DESTACA VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO DENTRO DO PRAZO
Vazamento de informações está dentro do governo, afirma Heráclito
Uso irregular de cartões corporativos tem que ser punido dentro da lei, afirma Garibaldi
Tebet diz que CPMF terá tramitação dentro do prazo normal
Presidente do Senado diz confiar na aprovação do Orçamento dentro do prazo