Lando defende encerramento dos trabalhos da CPI até 15 de dezembro



O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO) defendeu nesta terça-feira (14) o encerramento dos trabalhos da comissão até o dia 15 de dezembro. Ele disse, em entrevista à Agência Senado, acreditar que a comissão já cumpriu seu objetivo principal, que era a responsabilização de parlamentares envolvidos com o esquema montado para vender a prefeituras ambulâncias superfaturadas usando recursos de emendas ao orçamento da União.

O relatório parcial, aprovado em 10 de agosto, apontou provas ou indícios contra 69 deputados e três senadores, que tiveram seus nomes enviados para o Conselho de Ética de suas respectivas casas do Congresso. Segundo Lando, o relatório final poderá eventualmente apontar mais algum participação no esquema e manter a linha "propositiva", de forma que o Congresso possa utilizar sugestões para aprimorar a tramitação do orçamento.

Com relação à idéia da prorrogação dos trabalhos até meados de janeiro, feita pelo PPS, o PV e o PSOL, com o objetivo de investigar a participação de membros do Executivo e o escândalo do dossiê anti-tucanos, o senador diz que são assuntos cuja operação deve se situar na esfera do Ministério Público e da Justiça, uma vez que não podem gerar nenhum julgamento político.

- Esses integrantes do Executivo eventualmente envolvidos pertencem ao passado e o caso do dossiê, embora correlato à CPI, é tema de disputa eleitoral que está sendo tratado pela Justiça Eleitoral e pela Justiça Federal. Além disso já passou pelo crivo dos eleitores - afirmou o relator.



14/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE define destino de documentos que chegarem a CPIs após encerramento de trabalhos

Wellington Dias anuncia encerramento dos trabalhos de subcomissão sobre dependência química

Arcebispo de Brasília vai celebrar missa em ação de graças pelo encerramento dos trabalhos legislativos

Arcebispo de Brasília vai celebrar missa em ação de graças pelo encerramento dos trabalhos legislativos

LANDO DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES APRESENTAR RELATÓRIO DIA 22 DE DEZEMBRO

Lando diz que chegou ao final dos trabalhos com esgotamento físico e mental