Lando diz que falta de política adequada está levando os índios à extinção



A falta de uma política adequada para a questão indígena está levando os índios brasileiros à autodestruição e à extinção, afirmou em Plenário nesta sexta-feira (dia 22), o senador Amir Lando (PMDB-RO). Na avaliação do parlamentar, a carência de recursos e o desaparelhamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), aliados a uma política que se restringe à demarcação de reservas e ao abandono dos indígenas à sua própria sorte, são os principais fatores que estão gerando o problema.

Amir Lando, para ilustrar o descaso com que as autoridades tratam a causa indígena, citou uma nação que habitava a floresta amazônica que, no princípio do século, tinha milhares de índios. Hoje, mesmo com sua reserva demarcada, disse, estão reduzidos a apenas 12 indivíduos, que estão morrendo à mingua por falta de assistência médica.

- A questão indígena sempre foi objeto de equívocos e merece uma profunda reflexão. Apenas colocar os índios nas suas reservas, como se fosse uma redoma, uma gaiola, condenando-os a viver na pré-história, e não permitir sua integração, é condená-los ao desaparecimento, - frisou o senador.

Amir Lando citou também uma outra tribo da Amazônia que até bem pouco tempo contava com 150 indivíduos. Depois de contatada pelos sertanistas da Funai, a tribo resolveu se dividir. Uma parte isolou-se na floresta e a outra integrou-se ao convívio com o homem branco, dentro de sua reserva. Segundo o senador, a parte que se isolou está em processo de extinção enquanto a outra, que optou por se organizar e produzir, triplicou o número de integrantes num curto espaço de tempo.

O senador pediu a transcrição nos Asnais do Senado do documento Diretório dos Índios, o primeiro produzido à época da colonização com o objetivo de proteger e regular a vida dos índios do Brasil. O documento, disse o senador, foi produzido em Portugal no século XVII.

Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) discordou de Amir Lando quando afirmou que os índios vivem isolados e na pré-história em suas reservas. Marina explicou que os índios estão em um grau de diferente de desenvolvimento, observando, no entanto, que "isso não os torna inferiores". De ponto de vista antropológico, afirmou, eles têm o direito a ter o seu território demarcado e a produzir a sua própria cultura.

22/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto diz que política econômica do governo está levando o país à recessão

Lauro Campos diz que aumento da dívida está levando país ao desastre

RECURSOS HÍDRICOS DEVEM TER UMA POLÍTICA ADEQUADA, DIZ PROFESSOR

Siqueira defende política adequada para ocupação da Amazônia

Sarney: Política econômica adequada e liderança do Executivo são trunfos contra a crise

AMIR LANDO CRITICA FALTA DE INCENTIVO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS