LAURO CAMPOS ENVIARÁ AO MINISTÉRIO PÚBLICO DENÚNCIA DE ITAMAR CONTRA FHC
- No documento, o governador informa que o Ministério Público de Minas considerou necessário avaliar se houve crime de responsabilidade do presidente Fernando Henrique no episódio. Itamar Franco classificou a situação de "estado de pré-beligerância" entre a União e Minas Gerais, e me incumbiu de tomar providências. Entendo que os jovens procuradores da República saberão nos indicar os caminhos a seguir, para não deixar mais essa ofensa sem resposta - afirmou.
Segundo Lauro Campos, o governador mineiro garante, no documento, nunca ter havido distúrbios da ordem pública no município de Buritis (MG) que justificassem o envio de tropas do Exército. Para o senador, o governo federal confundiu a figura do presidente da República com a de um proprietário de terras particulares.
Ele afirmou, ainda, que o governador interpelou autoridades federais, entre elas os ministros da Defesa e da Justiça, pedindo explicações sobre o episódio.
- Em resposta, o porta-voz do Palácio do Planalto afirmou que as tropas federais foram usadas para impedir que a autoridade do presidente da República ficasse submetida a uma possível chantagem. Ora, se o governo federal pensa assim, é porque age dessa maneira - concluiu Lauro Campos.
16/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias elogia denúncia do Ministério Público contra dirigentes da CBF
Ideli protesta contra "utilização eleitoreira" de denúncia do Ministério Público
Lauro Campos denuncia "propaganda enganosa" do GDF
LAURO CAMPOS REBATE DENÚNCIA DE "SUPERSALÁRIOS" NA UNB
Jayme Campos protesta contra falta de reajuste a magistrados e Ministério Público
LAURO CAMPOS DENUNCIA:PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS É PARTE DO ACORDO COM O FMI