Lauro Campos quer impedir retirada de assinatura em requerimento de CPI



O senador Lauro Campos (PDT-DF) apresentou nesta quarta-feira (dia 1º) projeto de resolução tornando incompatível com a ética e o decoro parlamentar a retirada de assinatura de requerimento destinado à criação de comissão parlamentar de inquérito. O projeto altera a Resolução 20/93, que instituiu o Código de Ética do Senado.

Em defesa do projeto, Lauro argumenta que a função de controle externo é competência exclusiva do Parlamento, ao qual cabe a fiscalização direta dos atos do Executivo. Em sua opinião, as CPIs desempenham relevante papel no exercício desse controle, não podendo perder assinaturas depois de protocolados os requerimentos para serem criadas.

Ele entende que o Congresso não pode ser alvo de pressões por parte do Executivo, nem sob a forma de imposição dos líderes, nem por meio da liberação de recursos para projetos de interesse de parlamentares.

É no propósito de assegurar ao Parlamento independência com relação ao Executivo, que Lauro Campos considera fundamental a criação de vedações à prática de retirar assinaturas em requerimentos para a criação de CPIs. Com esses argumentos, ele pediu aos senadores que aprovem seu projeto.

01/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro Campos quer que retirada de assinatura em pedido de CPI seja tratada como quebra de decoro

LAURO CAMPOS QUER IMPEDIR PRIVATIZAÇÃO DE BANCOS FEDERAIS

Ideli quer impedir retirada de processos por crimes fiscais

Lauro Campos diz que quer ser o "santo dos ateus"

Lauro Campos quer regulamentar profissão de sacerdote

Lauro Campos quer garantia na construção de estradas