LDO: Outros destaques do texto aprovado



Anexo de Metas e Prioridades

O projeto encaminhado pelo governo veio com a indicação de que, para o Orçamento de 2011, as prioridades de investimento corresponderiam às ações do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). No entanto, o Ministério do Planejamento não incluiu de início a lista das obras e serviços na proposta da LDO, só adotando essa medida depois de ser cobrado por parlamentares da base do governo e da oposição, em audiência na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

No final, o relator da LDO, senador Tião Viana (PT-AC), manteve o PAC entre as prioridades, mas também fez a composição do anexo de metas específico previsto no texto constitucional com sugestões dos parlamentares, por meio de emendas individuais, de bancadas e comissões das duas Casas do Congresso.Pela legislação orçamentária, as ações prioritárias passam a contar com a garantia de recursos no orçamento a que se refere a LDO aprovada, devendo ainda, em princípio, receber tratamento diferenciado durante a execução.

Execução provisória do orçamento 

No caso de o projeto do Orçamento 2011 permanecer sem aprovação após o fim desse ano, o próximo governo ficará autorizado a executar as despesas, no limite de um duodécimo do total previsto para cada ação multiplicado pelo número de meses decorridos até a sanção da lei.

Alteração proposta por Tião Viana garante que a despesa poderá ser feita independentemente de ser gasto novo ou não, sem ficar restrita a itens obrigatórios (como salários): entram ainda as despesas correntes de caráter inadiável. Por exigência da oposição, no entanto, os investimentos ficaram de fora da regra de execução provisória, inclusive os do PAC.

A limitação ao uso dos recursos de investimento, até que o orçamento seja aprovado, aumenta as responsabilidades do Congresso em aprovar a proposta orçamentária antes do fim de dezembro, como avalia Tião Viana. Ele argumenta que "não se pode comprometer o funcionamento da máquina pública".

Despesas livres de contingenciamento 

O substitutivo aprovado amplia o grupo de despesas que, pelo projeto do governo, devem ficar protegidas de medidas de contingenciamento (bloqueio das dotações previstas). A lista inclui as despesas previstas para as seguintes finalidades e áreas: Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); segurança da sanidade agropecuária; alimentação de pessoas das Forças Armadas e as que dizem respeito à participação do país em missões de paz no exterior; prevenção do consumo do uso de crack e tratamento aos usuários; programa de proteção e combate à violência contra as mulheres; Fundo de Mudanças Climáticas; e Fundo Nacional de Cultura.

Agências reguladoras 

O substitutivo traz incentivo relacionado à melhoria da atuação das agências reguladoras no que se refere á qualidade da regulação. Aquelas que tiverem fixado e cumprido metas finalísticas de desempenho, com melhoria dos instrumentos de transparência nas decisões, poderão ter direito à ampliação de seus orçamentos no ano.



08/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Texto básico do relatório de Infraestrutura é aprovado e destaques ficam para reunião à noite

Outros destaques nas comissões

Plenário examina destaques ao texto da PEC do Orçamento Impositivo

COMISSÃO DE ORÇAMENTO EXAMINA ÚLTIMOS DESTAQUES AO TEXTO DA LEI

Comissão analisa destaques ao texto do novo Código Comercial

Câmara aprova texto principal da MP dos Portos e inicia votação de destaques