Legislativo homenageia os 60 anos da Cientec



A Assembléia Legislativa homenageou hoje (10.09), em Grande Expediente Especial os 60 anos da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). A iniciativa foi da deputada Jussara Cony (PCdoB) que, em seu pronunciamento, resgatou a memória da autarquia, desde a criação do Instituto Tecnológico do Rio Grande do Sul (Iters), criado em 1942 e transformado, em 1972, na Fundação de Ciência e Tecnologia que hoje é presidida por Odilon do Canto.

Jussara Cony destacou, entre as ações da Cientec, as pesquisas e ensaios para a Refinaria Alberto Pasqualini, Ponte da Amizade, para as obras da Ceasa, Barragem do Passo Real, Viaduto dos Açorianos e Centro Administrativo do Estado.

A parlamentar ressaltou que a Cientec atua, hoje, nas áreas de engenharia de minas, de tecnologias para a geração de energia, de tecnologia de alimentos, de materiais de construção e edificações, de laboratórios para a indústria automotiva e de telecomunicações.

Jussara Cony também afirmou que a autarquia contribui para o desenvolvimento do Estado, atendendo a estratégias setoriais que visam garantir uma maior inserção do Rio Grande do Sul no desenvolvimento econômico, qualificando os produtos e gerando empregos.

A solenidade foi prestigiada por representantes de delegações de 34 países que participam na Capital gaúcha do Congresso Internacional de Instituições de Pesquisa Tecnológica – Biennial Congress Waitro, promovido pela Cientec. Após a sessão foi entregue uma placa do Legislativo em homenagem aos 60 anos do Cientec, ao presidente da fundação Odilon Marcuzzo do Canto.



09/10/2002


Artigos Relacionados


Legislativo homenageia os 40 anos da Legalidade em Grande Expediente Especial

Grande Expediente Especial faz homenagem aos 60 anos da Cientec

Legislativo homenageia a Escola de Enfermagem da UFRGS

Grande Expediente: Legislativo homenageia emancipações

Legislativo homenageia instituto educacional e encontro tradicionalista

Sessão solene do Legislativo homenageia Dia Internacional da Mulher