LEONEL DEFENDE ARRUDA DAS ACUSAÇÕES DE CRISTÓVAM



O senador Leonel Paiva (PFL-DF) considerou hoje (dia 5) injustas afirmações feitas pelo governador Cristovam Buarque no sentido de que o senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), líder do governo no Congresso, estaria "atrapalhando" o repasse de verbas para o Distrito Federal.

Leonel entende que "o clima está péssimo" entre a área das finanças federais e o GDF mas considera que Arruda tem se esforçado para reverter a situação. Ele citou a aceitação, pelo relator da reforma adminsitrativa, senador Romero Jucá (PFL-RR), da emenda de redação apresentada por Arruda que restaura o dever constitucional de pagamento da Segurança Pública da capital e cria o Fundo do DF para outras dotações.

O senador destacou matéria publicada hoje (dia 5) no Correio Braziliense sob o título "União ajuda Cristovam a ter superávit" que, na sua opinião, mostra que o governo Fernando Henrique Cardoso "tem prestigiado muito" o GDF. Relatou Leonel Paiva que, de acordo com a matéria, pela primeira vez desde 1995, quando o governador Cristóvam tomou posse, o GDF fechou o ano com saldo positivo em suas contas como resultado de um protocolo assinado com o Ministério da Fazenda. Ainda segundo o jornal, ao invés de cumprir as promessas de cortar gastos, a equipe do Buriti elevou suas despesas em 10,6%, o que teria irritado a área financeira do governo federal.

Em defesa de José Roberto Arruda, o senador disse também que no ano passado, mais de 50% do total investido em obras no DF foram recursos oriundos do Tesouro ou do Banco Nacional de Desenvolvimento, o que contradiz, na sua opinião, uma possível manobra contrária por parte do líder do governo no Congresso.



05/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque defende afastamento de Arruda do governo do DF

Ideli contesta acusações de Leonel Pavan

ARRUDA REBATE ACUSAÇÕES DE REQUIÃO

Cristovam Buarque : "Leonel Brizola faz falta ao Brasil"

LEONEL CRITICA DECLARAÇÕES DE CRISTOVAM SOBRE INVASÃO DE MINISTÉRIO

Inácio Arruda rebate acusações de reportagem do "Fantástico" a administração de município do Nordeste