Leonel Pavan quer mais recursos para incentivar a agricultura familiar



Mesmoconsiderando que governo Luiz Inácio Lula da Silva tem reconhecido a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do país, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) entende que os recursos oficiais destinados ao setor ainda estão muito aquém do potencial dessa atividade.

Em pronunciamento no Senado, Pavan disse que os cerca de R$ 7 bilhões prometidos pelo governo para financiar o Plano Safra para a Agricultura Familiar 2004-2005 seriam insuficientes para promover a ampliação da pequena produção agrícola, hoje explorada por 4 milhões de estabelecimentos rurais familiares, envolvendo 13 milhões de trabalhadores. Para o senador, o governo deveria se empenhar mais para incluir na projeção de investimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) recursos suficientespara incentivaroretorno de trabalhadores ao campo.

O Brasil, até há pouco tempo um país predominantemente rural, inverteu a relação e, hoje, mais de 70%da população reside em áreas urbanas, aumentando significativamente as dificuldades infra-estruturais dos conglomerados urbanos, ressaltou o parlamentar por Santa Catarina.

Em defesa de sua tese sobre incentivos para os pequenos trabalhadores agrícolas, Pavan acrescentou que, em abril último, a 10ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), realizada em Ribeirão Preto (SP), adotou como temajustamente o crescimento da agricultura familiar. - A idéia é fazer com que esse pequeno trabalhador invista, amplie sua produtividade - enfatizou.

17/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leonel Pavan reivindica menos burocracia para agricultura familiar

Jonas Pinheiro pede mais recursos para agronegócio e agricultura familiar

Pavan pede atenção para a agricultura familiar

Leonel Pavan quer inclusão de programa de fronteira no Mercosul no PPA

Leonel Pavan pede mais investimentos em portos

Leonel Pavan quer criação de Zona de Processamento de Exportação em Santa Catarina