Leonel Pavan pede mais investimentos em portos



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) disse nesta segunda-feira (3), em discurso no Plenário, que o governo federal precisar investir na modernização dos portos do país. De acordo com cálculos que teriam sido feitos por empresas do setor, informou, as deficiências portuárias de armazenamento e transporte resultaram em perdas de até 13% das safras de grãos entre 1997 e 2003, o que equivaleria a 81 milhões de toneladas.

O transporte marítimo, acrescentou o senador, continua sendo subutilizado no que se refere ao transporte de cargas. Ele lamentou que isso ocorra em um país que tem um litoral com mais de 9 mil quilômetros de extensão. Mesmo com o crescimento verificado nas últimas décadas, disse, a participação do transporte marítimo no movimento de carga do país não ultrapassa os 12%.

Segundo Pavan, o custo do frete no Brasil, por vezes, chega a mais de 100% do valor da mercadoria, enquanto em países europeus tal proporção raramente ultrapassa os 40%.

- Dessa forma, fica difícil competirmos, já que ainda enfrentamos a concorrência desleal dos produtos agrícolas subsidiados - disse.



03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu pede mais investimentos nos portos brasileiros

Leonel Pavan pede que governo regularize ZPEs

Leonel Pavan pede duplicação da BR-101 no sul de Santa Catarina

Leonel Pavan quer mais recursos para incentivar a agricultura familiar

Ministro prevê mais investimentos privados em portos

Motta quer mais investimentos em portos e estradas