Pavan pede atenção para a agricultura familiar
O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) chamou a atenção para a necessidade de apoio à agricultura familiar, que representa cerca de 4,1 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, ou seja, o equivalente a 84% de todos os produtores. Para este segmento, quena opinião do parlamentar catarinense deveria ser prioritário, a situação ainda é bastante diversa da do próspero setor de agronegócio.
De acordo com Pavan, o agricultor familiar, em comparação com o grande produtor rural, carece de toda sorte de atenções: auxílio técnico, organização e, principalmente, acesso ao crédito. E apesar de contribuir com 40% da produção agrícola brasileira, recebe apenas 25% do total de financiamentos destinados ao setor.
O senador explicou que o pequeno produtor rural assenta-se geralmente numa propriedade familiar que tem, em média, 26 hectares. Não pode, assim, competir diretamente com o grande empresário rural, que possui, na média, propriedades 20 vezes maiores. Além da assistência governamental e o acesso simplificado ao crédito, a diversificação de culturas constitui elemento decisivo para o equilíbrio econômico-financeiro do segmento.
Embora o Plano Safra 2004-2005, que prevê recursos da ordem de R$ 7 bilhões, represente um avanço, o parlamentar acha que o montante de recursos federais ainda é insuficiente, uma vez que a agricultura familiar responde por cerca de R$ 57 bilhões do total da produção agrícola brasileira.
- A agricultura familiar representa significativo papel social ao fornecer a maior parte dos alimentos que o brasileiro tem à mesa. Além disso, contribui para a fixação do homem à terra, para a melhoria de sua condição de vida, e ainda para o desenvolvimento regional - disse Pavan.
19/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Leonel Pavan reivindica menos burocracia para agricultura familiar
Leonel Pavan quer mais recursos para incentivar a agricultura familiar
Apoio à agricultura familiar é discurso vazio no governo Lula, diz Pavan
Pavan pede atenção para projeto que enquadra representantes comerciais no Simples
Representantes de produtores pedem atenção à agricultura familiar e repudiam anistia a desmatadores
Jonas Pinheiro pede mais recursos para agronegócio e agricultura familiar