LEONEL QUER MEDIDAS PARA IMPEDIR VIOLÊNCIA CONTRA MULHER



Durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher, o senador Leonel Paiva (PFL-DF), um dos autores do requerimento de homenagem, defendeu hoje (dia 10) a urgência de "a sociedade brasileira encontrar meios eficazes para impedir a violência praticada contra essa parcela da população". Nesse sentido, considerou um "compromisso inadiável" do Congresso a apreciação de projetos de lei que estabeleçam, para crimes cometidos contra a mulher, penas compatíveis com as agressões praticadas.

- Manifesto, como parlamentar, minha adesão aos projetos de lei que venham amparar as mulheres em mais uma frente de sua longa luta por direitos iguais e contra qualquer forma de discriminação de gênero - declarou.

O senador chamou a atenção para matéria publicada no mês passado pela Folha de S. Paulo indicando um aumento de 47% no número de boletins de ocorrência nas delegacias da mulher em São Paulo, mas lamentou que "ainda milhares de ocorrências permaneçam no anonimato".

Leonel Paiva lembrou como importante conquista a revisão constitucional de "atribuições historicamente imputadas às mulheres" no âmbito das relações familiares. Leonel destacou a consagração da função social da maternidade e a atribuição de direitos e deveres iguais ao homem e à mulher na sociedade conjugal.

- Mas, considero realmente que o mais importante na luta das mulheres deve transcender as questões legais, que já criaram um suporte pelo menos adequado à causa feminina, e se enquadrar numa esfera mais ampla que garanta uma definitiva mudança de mentalidade da sociedade que, devo reconhecer, esbarra na formação extremamente machista do povo brasileiro - afirmou.



10/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DEFENDE MEDIDAS MAIS SEVERAS PARA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Lúcia Vânia cobra medidas de combate à violência contra a mulher

Valmir quer política de combate à violência contra a mulher

CCJ quer punir omissão de policial ante violência contra mulher

CPI quer informação sobre gastos estaduais com o combate à violência contra a mulher

Projeto prevê punições a policiais que não adotarem medidas para proteger mulher vítima de violência