Lessa reivindica microcrédito e investimentos em infra-estrutura e energia
O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB), afirmou que seu estado não quer esmola, mas reivindica justiça. Segundo ele, o estado tem direito a receber operações de microcrédito e investimentos em infra-estrutura e energia para se desenvolver com seu próprio esforço.
Lessa lembrou em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que, ao assumir o governo alagoano, há quase cinco anos, o estado tinha o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, a pior relação entre arrecadação e dívida pública, comprometendo 22% de sua receita somente com o pagamento de precatórios vencidos.
Segundo ele, com esforço e dedicação, foi possível rever o comprometimento da arrecadação para 15% e trabalhar sobre os péssimos indicadores sociais em educação, saúde e saneamento básico.
- Nosso esforço foi compensado e a Organização das Nações Unidas reconheceu que nosso IDH melhorou em 18,6%, o melhor resultado em todo o Brasil - disse.
Lessa reafirmou sua confiança no Senado. Por ser a Casa da Federação e dos temas econômicos, ele acredita que os senadores saberão rever e emendar o projeto de reforma tributária que veio da Câmara, que não satisfaz a maior parte dos estados. Ele protestou contra o recuo na discussão sobre a uniformização de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), na origem ou no destino.
O governador reconheceu a quase impossibilidade de se chegar a um consenso sobre o assunto nesse momento, mas observou que a atual legislação sobre o ICMS representa um nó fiscal que o Brasil terá que desatar, mais cedo ou mais tarde.
13/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hortênsias reivindica verbas para aeroporto e infra-estrutura
Tuma defende investimentos em infra-estrutura
Azeredo cobra investimentos em infra-estrutura
Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura
Aelton quer investimentos para infra-estrutura
Almeida Lima apela por investimentos em infra-estrutura em SE