Líderes decidem dividir em blocos votação das emendas ao projeto do FPE



VEJA MAIS

Os destaques ao texto do projeto que muda os critérios de distribuição do FPE devem ser decididos no voto, e não por acordo entre os líderes. A informação é do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Segundo os líderes que participaram de reunião realizada nesta quarta-feira (10), o que ficou decidido foi a divisão dos destaques em blocos, para facilitar a votação. São 17 emendas que podem ser destacadas para votação em separado.

No primeiro bloco, estarão as emendas que tratam das variáveis usadas para definir a distribuição dos recursos do fundo. Atualmente, o projeto prevê população e renda per capita, mas há senadores que defendem a inclusão da área territorial na conta. Outros são favoráveis à substituição da renda per capita pelo Produto Interno Bruto (PIB). Emenda com esse objetivo foi apresentada pelo senador José Agripino (DEM-RN).

- Na minha opinião, é o critério mais confiável e que traduz melhor a realidade brasileira – afirmou Agripino, após a reunião de líderes.

O bloco seguinte deve reunir emendas sobre os coeficientes redutores relativos à população e à renda per capita, que limitariam os valores a serem recebidos por alguns estados. No terceiro bloco, os senadores devem apreciar a emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) de adiamento da definição de uma fórmula para depois de 2016.

O texto aprovado na terça-feira (9) pelo Plenário é um substitutivo do senador Walter Pinheiro a oito projetos que tratam da definição dos critérios de partilha do FPE, entre os quais o PLS 192/2011. O texto mantém os coeficientes atuais de distribuição dos recursos até 2015. Em 2016 e 2017, seria garantido um piso, correspondente aos valores recebidos pelos estados em 2015 com correção. O excedente seguiria as novas regras a serem votadas nesta quarta.

Para o líder do PT, senador Wellington Dias (PT-PI), o Senado está perto de ter uma definição sobre o FPE.

- Estamos muito próximos de fechar um entendimento e concluirmos essa votação – disse.



10/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes decidem votação do projeto do Judiciário

Líderes decidem amanhã a data da votação do projeto que altera as alíquotas do ICMS

Relator e líderes decidem até terça reajuste do salário mínimo e dinheiro para emendas

Líderes decidem adiar votação em Plenário da proposta sobre inelegibilidade

Amir Lando decide dividir investigação "em dois blocos"

Líderes decidem adiar para quarta-feira decisão sobre votação de medidas provisórias