Líderes reafirmam pedidos de licença para Sarney



Logo após o discurso pronunciado na tarde desta quarta-feira (5) pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), os líderes do PT, Aloizio Mercadante (SP), e do DEM, José Agripino (RN), reafirmaram a posição dos respectivos partidos pela licença de Sarney. O entendimento desses partidos é que a licença permitiria o arrefecimento dos ânimos na Casa enquanto o presidente providenciasse sua defesa das acusações de quebra de decoro.

Mercadante fez questão de esclarecer o posicionamento do PT em função de notícias que dariam conta de negociações do PT e outros partidos em torno de uma proposta de renúncia para Sarney.

- Em nenhum momento recebi propostas de renúncia partidas do PSDB, DEM e PDT e PSB - esclareceu Mercadante.

Ele afirmou que desde o agravamento da crise no Senado a bancada do PT assumiu uma posição clara - a de que a licença temporária ajudaria defesa de Sarney e distensionaria o Senado. Ele explicou que a Presidência confunde-se institucionalmente com o Senado. Assim, o desgaste de um presidente acaba gerando desgaste para a Casa.

- Somo favoráveis à licença, porque dá direito à defesa, enquanto a renúncia é prejulgamento - observou, ainda, o líder do PT.

De qualquer forma, Mercadante adiantou que seu partido vai acompanhar o encaminhamento das acusações contra Sarney no Conselho de Ética e analisar com independência tanto os argumentos da defesa e como aqueles contidos nas representações de partidos como o PSDB e o PSOL.

- Não temos que nos açodar e nem fazer partidarismo, arquivando todas as representações - disse o líder petista.

Agripino confirmou as declarações de Mercadante sobre a proposta de licença e lembrou que ela foi discutida em reunião de líderes do PSDB, DEM e PDT e PSB, na manhã de terça-feira (4), no gabinete do presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

- Estamos com o documento pronto e assinado pelo PSDB e o DEM. Aguardamos a assinatura do PT, PSB e PDT - afirmou Agripino.

05/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes reafirmam decisão de instaurar processo contra Mário Calixto

CCJ ENVIA AO PLENÁRIO PEDIDOS DE LICENÇA PARA PROCESSAR SENADORES

Sarney diz desconhecer pedidos de passaportes diplomáticos para terceiros

PSDB sugere licença de Sarney e comissão para solucionar crise

Sarney pedirá a líderes que indiquem nomes para CPI do MST

Sarney: líderes buscam solução para votar orçamento