Limite para reeleição de dirigente de entidade esportiva em debate na CE



Propostas para limitar os mandatos de dirigentes de entidades esportivas são tema de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado na manhã desta quarta-feira (28). Foram convidados para o debate o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons; a presidente da organização não-governamental Atletas pela Cidadania e ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, e o jornalista esportivo, José Cruz. O ex-jogador de futebol Raí e a ex-jogadora de basquete Hortência também participam do debate.

O objetivo da reunião é instruir o exame de dois projetos em tramitação no colegiado: o PLS 253/12, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o PLS 328/10, do ex- senador Alfredo Cotait. Ambos buscam acabar com a prática de perpetuação de dirigentes esportivos no comando de federações e confederações.

Além de permitir apenas uma reeleição para esses cargos e restringir a quatro anos a duração máxima dos mandatos de cartolas no comando das entidades esportivas, a proposta do senador paraibano proíbe a nomeação de parentes para ocuparem funções nessas organizações.

Já o projeto de Cotait impede o repasse de recursos públicos a clubes, federações, confederações e outras associações esportivas cujos mandatos de seus presidentes e outros diretores excedam oito anos.

A audiência pública, que ocorre na Sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, foi requerida por Lídice da Mata (PSB-BA), relatora do PLS 253/2012, e Cristovam Buarque (PDT-DF), relator do PLS 328/2010.

 

Mais informações a seguir



28/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inegibilidade de dirigente de entidade esportiva poderá alcançar seus parentes e cônjuges

COMISSÃO DA LEI PELÉ PROPÕE UMA SÓ REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DE FEDERAÇÃO ESPORTIVA

CE aprova limites para reeleição e mandato de dirigentes de entidade desportiva

Gleisi Hoffmann defende limite para reeleição de senador

Plenário vota PEC que impede reeleição de dirigente desportivo por mais de um mandato

Cássio Cunha Lima destaca limite para reeleição em federações esportivas