Lindberg homenageia angiologistas



Em virtude do cinqüentenário da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBA), o senador Lindberg Cury (PFL-DF) homenageou os profissionais da área que trata das doenças do sistema de circulação sanguínea. Criada em 1º de novembro de 1952, a SBA é uma sociedade médica sem fins lucrativos, que tem como objetivos congregar angiologistas e cirurgiões vasculares, a fim de desenvolver e aprimorar a pesquisa, a prática e o ensino destas especialidades, bem como promover a defesa profissional dessas categorias.

- Nos últimos anos, as doenças das artérias têm sido motivo de muito estudo por parte dos pesquisadores. A arteriosclerose, nas suas diversas formas e localizações, tem sido a prima donna dentro deste contexto. A angiologia tem assumido um papel importante, como ciência e arte, na vanguarda das pesquisas inerentes à circulação, o que tem traduzido numa melhora do tratamento destas enfermidades e, como conseqüência, na melhora da qualidade da vida dos povos - explicou o senador.

Lindberg lembrou que a angiologia tornou-se uma especialidade médica quando os estudiosos das patologias cardiocirculatórias chegaram à conclusão de que era tarefa extremamente difícil e pouco prático colocar sob a mesma área cardiovascular as doenças que acometem a circulação venosa, arterial e linfática. Segundo o senador, foi em 1936 que o professor Alípio Corrêa Neto fundou o grupo de moléstias vasculares na Universidade de São Paulo, e em 1952 coube ao professor Mário Degni fundar a Sociedade Brasileira de Angiologia, na sede da Associação Paulista de Medicina.



26/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindberg homenageia trabalhadores e JK pela construção de Brasília

Lindberg lembra luta por eleições no DF

Lindberg pede cumprimento da resolução da ONU

Lindberg destaca conquistas femininas

Lindberg é a favor do Imposto Único

Lindberg quer imposto único