Lindberg pede criação de indústrias no DF a candidatos à Presidência



O senador Lindberg Cury (PMDB-DF) apelou aos candidatos à Presidência da República, nesta segunda-feira (13), para que façam "uma concentração de propósitos" no sentido de incluir em seus programas de governo a criação de indústrias no Distrito Federal. Esta seria a maneira mais eficaz de combater o desemprego em Brasília, cujos índices, segundo ele, estão por volta de 17%, ou seja, cerca de 200 mil desempregados.

De acordo com Lindberg, "é preciso repensar Brasília", cujo projeto inicial previa 500 mil habitantes no ano 2000. No entanto, afirmou, esse número hoje ultrapassa os 2 milhões e, se forem incluídas as cidades do entorno, a população do Distrito Federal atinge 3,5 milhões de habitantes.

- O crescimento populacional tem sido responsável por uma pressão cada vez mais forte sobre os serviços de saúde, educação, moradia e, principalmente, emprego. Para absorver essa demanda, os novos governantes terão de investir no desenvolvimento do DF, caso contrário o desemprego e as drogas continuarão a crescer - alertou.

Em aparte, o senador Francisco Escórcio (PMDB-MA) apoiou Lindberg, acrescentando que, em debate com estudantes da Faculdade Euroamericana, discutiu a viabilidade da criação do estado do Planalto Central. De acordo com o senador, considerando-se o número atual de habitantes da região geoeconômica, o orçamento do DF teria de ser multiplicado por sete.



13/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede que os candidatos à Presidência não façam promessas vãs

Agenda dos candidatos à presidência

Candidatos à presidência da OAB em debate na TV Senado

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA OAB EM DEBATE NA TV SENADO

As campanhas dos candidatos à Presidência e ao Piratini

Lindberg pede cumprimento da resolução da ONU