Lindbergh espera que vinda de Obama sirva para garantir visita de avós ao menino Sean
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse esperar que a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil, neste final de semana, seja o momento oportuno para garantir a visita dos avós maternos brasileiros ao neto Sean Goldeman, que vive nos Estados Unidos com o pai, o americano David Goldman.
O menino residia no Brasil com a mãe brasileira, Bruna Bianchi, que faleceu em 2008, após o parto da filha que teve com um advogado brasileiro. Depois de uma batalha judicial com a corte a americana, os avós maternos de Sean o entregaram, em 2009, ao pai, que tem negado qualquer tipo de aproximação com Sean, segundo relatos da família brasileira.
- Não está certo privar Sean do convívio com sua família, avós maternos e meia-irmã - assinalou Lindbergh Farias.
Em pronunciamento do Plenário, nesta sexta-feira (18), o parlamentar pelo Rio de Janeiro lembrou que a Corte de Nova Jersey não aceitou pedido de visita dos avós maternos e também foi negada, pela família americana, a chamada "visita consular", realizada por uma autoridade diplomática brasileira, para saber se o menino está bem.
Para o senador, a visita de Obama ao Brasil é o momento oportuno para se exigir o cumprimento de um dos princípios maiores do Direito Internacional, o Princípio da Reciprocidade, para garantir a visita dos avós ao menino.
- Ou seja, as autoridades brasileiras devem solicitar, nos mesmos patamares, a aplicação dos mesmos mecanismos, tanto requeridos pelas autoridades norte-americanas - a observância da Convenção de Haia de 1980, para enfrentar a questão do direito de visita; e da Convenção de Viena, para a questão da visita consular - explicou o senador.
Ao encerrar seu discurso, Lindbergh Farias disse que conversou na manhã desta sexta com o embaixador Eduardo Gradilone, no Itamaraty, sobre essa questão.
- Ele pediu a inclusão desse tema na pauta do encontro da presidenta Dilma com o presidente Obama. Nós temos certeza, temos muita confiança de que, a partir dessa visita, podemos sanar esse problema e garantir o direito aos avós maternos de visitarem essa criança - concluiu Lindbergh.
18/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vannuchi defende solução intermediária para caso de menino Sean Goldman
Senadores da CCJ querem que menino Sean fique no Brasil
Dornelles defende a permanência do menino Sean Goldman no Brasil
Humberto Costa defende vinda de médicos estrangeiros para garantir assistência médica
Aprovado direito de visita dos avós aos netos
AVÓS PODERÃO TER AMPLIADO DIREITO DE VISITA AOS NETOS