Lindbergh Farias manifesta apoio ao representante do Brasil no FMI



Em pronunciamento nesta quinta-feira (1°), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) repudiou o “tom precipitado” com que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, posicionou-se contra a decisão do representante do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista, que se absteve de votar na questão da ajuda financeira da instituição à Grécia.

Lindbergh disse que o representante do Brasil no FMI revelou os “absurdos” que estão incluídos nas clausulas do acordo de ajuda à Grécia, que conta com o apoio do governo brasileiro. O senador lembrou que a Grécia é atingida pelo desemprego, e que o crescimento do país é hoje de - 4,2%.

Lindbergh observou ainda que discurso da presidente Dilma Rousseff em cúpula internacional realizada na Espanha, no final de 2012, vai na mesma linha das argumentações de Paulo Nogueira Batista. Na ocasião, afirmou, Dilma destacou os enormes sacrifícios da população dos países mergulhados na crise global, atingida pelo desemprego e perda de benefícios, a partir da adoção de políticas de austeridade.

Lindbergh aplaudiu a “coragem” do representante do Brasil no FMI, e disse que sentiu “orgulho” de Paulo Nogueira Batista, que representa o total de 11 países na instituição.



01/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindbergh Farias diz que alta da inflação não é problema só do Brasil

Criação da APO é compromisso assumido pelo Brasil, diz Lindbergh Farias

Lindbergh manifesta apoio a 'sentimento nacional' pela recuperação de Lula

Lindbergh Farias: Brasil precisará promover ‘afrouxamento fiscal’ para enfrentar a crise mundial

Lindbergh Farias elogia pronunciamento de Dilma na ONU

Lindbergh Farias critica processo de ‘impeachment’ no Paraguai