Livrarias venderão publicações do Senado
O primeiro vice-presidente do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), participou nesta terça-feira (10) da cerimônia de assinatura de dois contratos de distribuição de obras oficiais publicadas pelo Senado. O presidente do Conselho Editorial do Senado, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), explicou que a assinatura dos contratos representa o último desafio a ser vencido por ele como presidente do conselho: o da distribuição. Alcântara deixa o Senado para assumir o governo cearense.
De acordo com os convênios de distribuição assinados, as livrarias participantes serão reconhecidas por portarem um selo indicando tratar-se de um ponto credenciado pelo Senado para distribuição de suas publicações oficiais. Os dois primeiros contratos assinados foram da Secretaria de Editoração e Publicação do Senado com a Universidade de Brasília e com a Distribuidora de Livros Técnicos Limitada, do Ceará.
Lúcio Alcântara explicou que o Conselho - criado durante a presidência do senador José Sarney (PMDB-AP) e instalado durante a gestão do então senador Antônio Carlos Magalhães - tem como tarefa editar obras de grande relevância para o país e para a sociedade e, que não vêm sendo reeditadas por falta de interesse econômico das editoras comerciais.
Alcântara disse que o Conselho quis eliminar características negativas das publicações oficiais e para isso mudou o design, padronizando as publicações e dando qualidade à apresentação dos livros. O passo seguinte foi selecionar títulos ligados à História, Economia e Política. Por fim, o objetivo foi tratar da distribuição.
Para marcar o lançamento do selo, foi lançada a primeira publicação a ser distribuída dessa forma: a reedição dos 10 volumes do livro Textos Políticos da História do Brasil, de Roberto Amaral e Paulo Bonavides. O texto conta com 8.070 páginas e levou 32 anos para ser escrito.
Durante a cerimônia, o senador Edison Lobão afirmou que o Senado edita obras extraordinárias, que trazem orgulho para a Casa. Lobão lembrou que recentemente o Senado editou CD-ROM contendo 500 anos da legislação brasileira, começando com a carta de Pero Vaz de Caminha. -Um trabalho admirável-, disse Lobão.
10/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
PUBLICAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO
Publicações em CD são atração do estande do Senado no RS
Publicações do Senado esgotam-se em Belém
Senado amplia publicações em Braille
Cristovam se diz orgulhoso das publicações em braile do Senado
Senado doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo