Lobão, Alcântara e Carlos Wilson lançam publicações do Senado na bienal



O vice-presidente do Senado, senador Edison Lobão (PFL-MA), o 1º secretário da Casa, senador Carlos Wilson (PTB-PE), e o presidente do Conselho Editorial, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), lançam nesta sexta-feira (26), às 18h, o livro A Constituição que Não Foi: A História da Emenda Constitucional nº 1, de 1969 e o CD-ROM da Bibliografia Brasileira de Direito - Edição Comemorativa do Milênio - 1980-2001. O jornalista Elio Gaspari também participa do evento, que acontece no estande do Senado na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, inaugurada na quinta-feira (dia 25).

A obra, até hoje inédita, reúne documentos que ajudam na compreensão dos primeiros anos do regime militar, trazendo a público as atas da Comissão de Alto Nível nomeada pelo então presidente Costa e Silva para reformar a Constituição de 1967. Porém, o trabalho da comissão não foi utilizado como pretendia Costa e Silva, que, afastado por motivos de saúde, não permaneceu no cargo para ver a edição da Emenda Constitucional nº 1 de 1969, que recebeu o aval da Junta Militar que assumiu o poder em agosto daquele ano.

Na ocasião, o senador Carlos Wilson e o coordenador da Comissão de Feiras de Livros, Paulo Afonso Lustosa, homenageiam o presidente do Conselho Editorial do Senado, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) com uma placa em agradecimento ao seu apoio à participação da Casa em eventos literários pelo país.

A Bienal do Livro de São Paulo fica aberta à visitação até o próximo dia 5 de maio. Nesse período, a população da cidade e da região metropolitana vai poder, no estande do Senado, conhecer mais sobre a instituição, suas atividades e seus órgãos administrativos. No local, podem ser encontrados livros técnicos e do Conselho Editorial, publicados pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações e uma exposição com documentos importantes para a história do país, como as cartas-renúncia dos ex-presidentes Fernando Collor e Jânio Quadros. O público tem ainda a sua disposição, dois computadores para navegar pelas páginas mantidas pelo Senado na Internet e uma televisão sintonizada na TV Senado. A assinatura do Jornal do Senado pode ser feita pelos interessados, gratuitamente.



25/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Governadora do RN elogia publicações do Senado na abertura da bienal

Senado entrega publicações em braile na 1ª Bienal do Livro de Curitiba

Senado lança livros e doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba

Senado distribuirá publicações em braile na Bienal de Minas nesta sexta-feira