Lobão alerta para mau uso da água



O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse que não vê -muitos motivos- para comemorar o Dia Internacional da Água, no próximo dia 22, pois, apesar dos esforços mundiais na busca de soluções para a carência de água, os resultados foram escassos. Com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Lobão informou que os investimentos mundiais em infra-estrutura de abastecimento deveriam atingir o mínimo de US$ 23 bilhões para reduzir apenas à metade, até o ano de 2015, a massa de população que não tem acesso à água potável. Hoje, acrescentou, esses investimentos estão na faixa dos US$ 16 bilhões anuais.

Na área de saúde, Lobão lembrou que as doenças causadas pela falta d"água ou pelo consumo de água insalubre já atingem e ameaçam 3,4 bilhões de pessoas em todo o planeta, cerca de 50% da população mundial. Ele ressaltou que, desse total, 3,5 milhões de crianças morrem anualmente vitimadas por doenças como a malária, a disenteria, o cólera, o tifo e a esquistossomose. O senador lembrou ainda que a carência de água já é motivo de conflitos armados entre vários países do Oriente Médio, África e Europa. -Infelizmente, caminhamos para confirmar a dramática previsão de que dois terços da humanidade não terão água em 2025-.

- Mesmo no Brasil, onde corre ou dormita um quinto de toda a água doce do planeta, são conhecidos os nossos problemas relacionados à água, abundante em algumas regiões e escassa em outras. É de triste lembrança o recente racionamento de energia pelo baixo nível das águas que movimentam nossas usinas hidrelétricas. No Nordeste, a seca é habitual, mas se vem agravando nos últimos 10 anos pela ausência das chuvas. Desmatamentos irresponsáveis, poluição e o comprovado aquecimento da terra são causas que pioram a distribuição de água potável em todo o país - afirmou.

Lobão informou também que, em seu estado, foi instituído o Ano Estadual dos Recursos Hídricos do Maranhão e reafirmou seu apelo por ajuda federal para socorrer o Rio Itapecuru, que abastece 2,4 milhões de pessoas em 49 municípios, inclusive a capital São Luís.



17/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO ALERTA PARA MÁ UTILIZAÇÃO DO LIXO

Lobão alerta para "fuga de cerébros" do Brasil

LOBÃO ALERTA PARA A DIZIMAÇÃO DA MADEIRA NA AMAZÔNIA

LOBÃO ALERTA PARA EFEITOS DO EL NIÑO NO MARANHÃO

LOBÃO ALERTA PARA EFEITOS DO EL NIÑO NO MARANHÃO

Lobão alerta para possibilidade de apagão elétrico em 2010