LOBÃO DEFENDE EXPERIÊNCIA PARA ADOÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO



O senador Edison Lobão (PFL-MA) sustentou a necessidade de o Brasil enfrentar a reforma tributária, adotando instrumentos que modernizem o país nesse setor. Ele considera o imposto único uma boa idéia, mas perigosa para ser adotada de uma vez em todo o país. Em sua opinião, deveria haver uma experiência prévia.

- Deveríamos adotar o imposto único começando por um estado, assumindo o governo federal a responsabilidade de atender a este estado com mais receita, se o efeito for negativo. E, na medida em que desse certo, que fosse aplicado em outros estados experimentalmente até se cobrir todo o país.

Na opinião de Edison Lobão, à medida que essa iniciativa lograsse êxito, aí sim, se adotaria o princípio do imposto único para todo o país, o que seria bastante salutar e proveitoso para a população. O senador entende que o Brasil não pode continuar com o sistema atual, que conta com 58 tributos, "o que é um absurdo".

Segundo o senador, o excesso de tributos estimula a sonegação, complica a vida das pessoas e empresas, e afugenta investimentos externos, encarecendo tudo no país. Lobão também pregou a urgência da regulamentação das reformas constitucionais já aprovadas pelo Congresso. Ele acha que só assim o Brasil irá sentir de fato o efeito das reformas.



26/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Duciomar defende adoção do registro único do cidadão

NA TV SENADO, JOÃO ROCHA DEFENDE IMPOSTO ÚNICO

Wilson Santiago defende criação de imposto único no Brasil

Paulo Octávio defende a aprovação de PEC sobre imposto único

Experiência do Interlegis comprova acerto na adoção do software livre

Mercadante diz que há consenso para adoção de Imposto sobre Valor Agregado