Wilson Santiago defende criação de imposto único no Brasil



O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu, em discurso nesta terça-feira (19), a aprovação da reforma tributária, com a criação de um imposto único para pessoas físicas e jurídicas. Na opinião do senador, um só imposto reduziria a grande carga tributária brasileira sem reduzir a arrecadação do estado.

A medida também simplificaria o processo de tributação, reduzindo os custos decorrentes da arrecadação não só para o governo, mas também para empresas que hoje arcam com quase R$ 24 bilhões por ano para processar a escrituração fiscal. Esses recursos, na avaliação do senador, poderiam ser empregados na geração de novos empregos.

Wilson Santiago explicou que o imposto seria eletrônico e automático. A proposta é debitar 1% dos rendimentos quando forem recebidos e outro 1% à medida que forem sendo gastos. Segundo o senador, a adoção de um imposto único, mesmo que com valor mais baixo do que os existentes hoje, contribuiria para a expansão da atual base contributiva, uma vez que o tributo seria menos vulnerável à sonegação.

- Nossa carga tributária no ano passado passou de 35% do PIB. Altamente estrondosa, ineficaz e prejudicial ao crescimento econômico e ao processo de geração e emprego e renda. A carga tributária do Brasil é uma das mais altas do mundo, obrigando o contribuinte a trabalhar mais de quatro meses apenas para pagar os impostos - protestou o senador.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago celebra sanção de lei que cria o Sistema Único de Assistência Social

Wilson Santiago é contra a criação de uma nova CPMF

Wilson Santiago defende sigilo no RDC

Wilson Santiago defende alteração no traçado da Transnordestina

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral

Wilson Santiago defende política salarial governista