Lobão destaca ação do governo em favor da amamentação



Ao destacar que o Brasil conseguiu aprovar durante a 54ª Assembléia Mundial da Saúde uma proposta que recomenda o prazo de seis meses - ao invés dos quatro atuais - para que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno, o senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou a ação do governo em favor da amamentação. Ele informou que o apoio e incentivo à lactação aumentou o percentual das mães que amamentam de 49,9% em 1989 para 80,5% em 1999.

A decisão de ampliar o prazo para amamentação exclusiva até os seis meses, que tem alcance mundial, foi tomada em maio deste ano, por unanimidade, pelos 191 países-membros da Organização Mundial de Saúde. O senador pelo Maranhão registrou que a medida contribui para a diminuição da mortalidade infantil, da desnutrição, do retardamento mental, das doenças infecciosas e crônico-degenerativas e dos danos causados à saúde infantil pelo desmame precoce.

Edison Lobão também parabenizou o cientista brasileiro João Aprígio Guerra de Almeida por ter conquistado o prêmio Sasakawa de Saúde pelo empenho na formulação das bases científicas e conceituais que permitiram a construção da Rede de Banco de Leite Humano do Brasil, a maior e mais avançada do mundo. A rede funciona com padrão de segurança e qualidade reconhecido internacionalmente.

"Ela é formada por 150 unidades em funcionamento, com projeto de expansão para os próximos quatro anos na ordem de 25%. Apenas em 1999, a Rede de Banco de Leite Humano forneceu uma média de 100 mil litros de leite humano pasteurizado e de qualidade certificada a 100 mil recém-nascidos prematuros de baixo peso em todo o país", afirmou Edison Lobão.

09/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO DESTACA MP EM FAVOR DOS TAXISTAS E DEFICIENTES

Lobão destaca atuação dos voluntários em favor das crianças

Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente

Zambiasi destaca ação de Brizola em favor da educação

Marcelo Crivella destaca trabalho de Lobão em favor da hidrelétrica de Belo Monte

Lobão destaca ação de Petrônio Portella na redemocratização