LOBÃO DESTACA MP EM FAVOR DOS TAXISTAS E DEFICIENTES
O senador Edison Lobão (PFL-MA) cumprimentou hoje (dia 13) o presidente Fernando Henrique Cardoso pela edição da Medida Provisória 1.640, a qual restaura a vigência da lei que isentou de IPI a aquisição de automóveis destinados ao transporte autônomo de passageiros e ao uso de portadores de deficiência física.
Lobão disse que essa medida, não divulgada pela imprensa, além de alcançar os 350 mil taxistas do país e alguns milhares de deficientes, naturalmente beneficia a indústria automobilística, estimulando a criação de empregos, visto que a isenção só vale na aquisição de carros nacionais.
Conforme o senador, estima-se que 50 mil motoristas profissionais trocarão seus veículos em 1998, usufruindo essa isenção de IPI, que varia de 13 a 35%. Em sua opinião, isso demonstra claramente a preocupação do governo em atender, sem comprometer a política econômica, os setores que precisam receber de imediato amparo oficial.
Na avaliação de Edison Lobão, a nação está compreendendo, conforme demonstram as pesquisas, que o governo Fernando Henrique Cardoso desenvolve esforços extraordinários, "nem sempre do gosto popular, para assegurar a continuidade da nossa estabilidade econômica".
O senador mencionou os benefícios que essa política econômica propicia ao brasileiro assalariado, o qual, no seu entender, não se lembra de um passado em que tivesse tantas oportunidades de consumo para melhorar a qualidade de vida.
Referindo-se às taxas de juros, ele reportou-se à preocupação do governo em reduzi-las, apontando as medidas tomadas nos últimos dias. Em sua opinião, os juros continuam elevados e dificultando o desenvolvimento, mas o governo tem ido até onde é possível, sempre atento à estabilidade da moeda.
Lobão explicou que a redução dos juros na conjuntura atual só pode ser feita gradativamente, de modo a não comprometer a linha de ação que protege o Real. Disse também que essa linha de ação é reconhecida pelos maiores economistas do mundo como "o passo acertado que nos levará a feliz desfecho". E frisou que medidas como essa isenção de IPI mitigam a grave carência de oportunidades de trabalho no Brasil.
13/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão destaca atuação dos voluntários em favor das crianças
Lobão destaca ação do governo em favor da amamentação
Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente
Marcelo Crivella destaca trabalho de Lobão em favor da hidrelétrica de Belo Monte
Aprovada isenção de IPI para automóveis de deficientes físicos e taxistas
Sarney promete empenho em favor dos deficientes