Lobão diz que importação de pneus usados fará do Brasil "lixão" de material insalubre



O senador Edison Lobão (PFL-MA) condenou o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que permitiu a entrada no Brasil, sem multa, de pneus usados e recauchutados a partir dos países do Mercosul. -Temos a seguinte perspectiva: os países desenvolvidos, Estados Unidos e Europa, afogados em velhos pneus de difícil eliminação, enviariam seus encalhes para o Uruguai e a Argentina, por exemplo - ali seriam remoldados e vendidos ao Brasil, que se transformaria em um lixão de pneus velhos-, disse o senador.

Lobão lembrou que os pneus são feitos de material úmido e quente, que acumula água da chuva, e se tornam, uma vez abandonados, habitat perfeito para o mosquito da dengue e da febre amarela. -Nos rios, entopem canais, causam enchentes e trazem doenças como leptospirose e hepatite. O pneu é um produto que não se autodestrói nem mesmo soterrado.

O senador maranhense acrescentou que os pneus usados que o Brasil vem importando não passam de sucatas com marketing de seminovos. -E não são apenas os problemas ambientais e de saúde pública. São evidentes os problemas para a segurança de trânsito. Na vizinha Argentina, onde a importação de usados quase quebrou a indústria local antes de ser proibida na década de 90, até hoje os acidentes se multiplicam nos dias de chuva, por causa da má conservação dos pneus-.

Edison Lobão denunciou que as importações de pneus velhos, que estavam proibidas desde 1991, transformaram-se, até o decreto de Lula, em uma indústria de liminares, pelas quais os importadores conseguiam manter seu negócio, danoso aos interesses do país. O senador informou que, só no fim do ano passado, cerca de 46 milhões de pneus usados entraram no Brasil. Denunciou também que não se cumpre no Brasil uma resolução do ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, de agosto de 1999, que obrigava os importadores de pneus usados a coletar e dar destinação final, -ambientalmente adequada-, aos pneus usados que se tornassem imprestáveis.



02/05/2003

Agência Senado


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