Lobão Filho quer aumentar limite de gastos com pessoal do Ministério Público dos estados



O senador Lobão Filho (PMDB-MA) quer aumentar o limite para despesa com pessoal do Ministério Público dos estados dos atuais 2% de receita corrente líquida de cada um desses entes federados para 4%. Para isso, apresentou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 128/09 - Complementar.

Na justificativa da proposta, o senador argumenta que o Ministério Público exerce um importante papel na função jurisdicional do Estado, ao defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Por isso, a instituição tem autonomia funcional e administrativa, podendo propor a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares.

Mas a consolidação do Ministério Público, na visão do senador, tem sido obstaculizada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita a despesa com pessoal dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público. Na esfera estadual, a despesa com pessoal do Ministério Público foi limitada a 2% da receita corrente líquida dos estados.

Para Lobão Filho, esse limite "mostra-se insuficiente perante todas as atribuições constitucionalmente incumbidas a essa instituição". O parlamentar lembra ainda que o Poder Judiciário dos estados está sujeito a um limite de 6%, o triplo, sendo que atuam em funções correlacionadas (o MP apresenta denúncias ao Judiciário, e se a denúncia é aceita, o processo a respeito de um crime, por exemplo, tem seguimento).

O senador também propõe a alteração do limite global para a despesa com pessoal dos estados de 60% para 62% da receita corrente líquida, para que o incremento pleiteado "não se dê em detrimento dos demais poderes".

A matéria deve ser analisada nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE).



03/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Limite de dedução de gastos com educação pode aumentar

Lobão Filho propõe aumento do limite de potência das pequenas centrais hidrelétricas

NOVAS REGRAS PARA GASTOS COM PESSOAL DO SETOR PÚBLICO RECEBEM AVAL DA CCJ

PETROBRAS QUER AUMENTAR LIMITE DE ENDIVIDAMENTO EM R$ 3,3 BILHÕES

Marluce Pinto quer aumentar limite da aposentadoria compulsória

CMO: Lobão Filho quer indicação de relatores até o dia 25