Marluce Pinto quer aumentar limite da aposentadoria compulsória
Para Marluce, seu projeto é uma resposta à melhor qualidade de vida dos brasileiros nos dias de hoje. Graças à medicina, à alimentação farta e mais sadia, aos recursos do progresso e de outros fatores, a expectativa de vida passou de 41, na década dos 40, para 67 na virada do milênio. "Temos o dever de incentivar normas que incrementem o aproveitamento da força de trabalho competente e qualificada, tantas vezes relegada ao abandono e ao esquecimento", disse.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 170 milhões de brasileiros, cerca de 9% (15 milhões) estão na chamada terceira idade. As previsões projetam em 18% o percentual de idosos brasileiros em 2020 e em 25% no ano 2040, citou Marluce. Como o INSS afirma que 60% da população economicamente ativa não contribui para a Previdência, a senadora questionou como ficarão os 40% que não terão direito à aposentadoria.
Marluce Pinto alertou que, se não for elaborada uma política austera e permanente, o futuro das gerações que virão ficará comprometido. "É preciso nos prepararmos nos próximos 10 ou 20 anos, assegurando a tranqüilidade para cem anos mais", concluiu.
27/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARLUCE PINTO QUER GARANTIR BENEFÍCIOS ÀS MÃES ADOTANTES
MARLUCE PINTO QUER TRABALHO INFANTIL COMO TEMA DE SUBCOMISSÃO PERMANENTE
Marluce Pinto denuncia que a Funai quer transformar a Amazônia Legal em reserva indígena
PETROBRAS QUER AUMENTAR LIMITE DE ENDIVIDAMENTO EM R$ 3,3 BILHÕES
Lobão Filho quer aumentar limite de gastos com pessoal do Ministério Público dos estados
MARLUCE PINTO ELOGIA IMPLANTAÇÃO DO SIVAM